unnamed-1A busca constante pela acessibilidade no legislativo estadual é uma das metas do planejamento estratégico da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Referências no Brasil como case de setores em que a acessibilidade tem atuação comprovada, a Diretoria de Comunicação Institucional; a Diretoria de Relações Institucionais e a Rádio e TV Assembleia do RN têm foco em campanhas educativas e de responsabilidade social. Nesse contexto, a 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) aborda o tema, “Acessibilidade na Televisão: quem precisa ser incluído?”, no painel da Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas (Astral) realizado na manhã desta quarta-feira (20).

“A Assembleia Legislativa tem bandeiras sociais que aproximam o cidadão do Poder Legislativo, uma luta constante do presidente Ezequiel Ferreira na defesa da inclusão e da acessibilidade. Essas bandeiras ecoam na Comunicação, na diretoria de Relações Institucionais; na Rádio e Tv Assembleia; na Escola da Assembleia; no atendimento jurídico feito através do Procon Legislativo e em tantas campanhas como a adoção de crianças; de conscientização como o autismo; combate ao abuso infantil e mais recentemente, alienação parental, que são destaques no Legislativo e garantem acessibilidade a todos”, destaca a jornalista e diretora de Comunicação Institucional, Marília Rocha.

Os projetos têm sido reconhecidos nacionalmente e a ideia é ampliar a acessibilidade na instituição. “Quando falamos em acessibilidade estamos listando tanto as questões mais comuns como a infraestrutura e as mais profundas, ainda pouco conhecidas pela sociedade. Nossa meta é tornar a Assembleia do RN mais inclusiva para o cidadão portador de necessidades especiais de maneira temporária ou definitiva, diminuindo as arestas no acesso à informação, comunicação e atividade legislativa”, fala a jornalista, destacando a atuação da Diretoria de Relações Institucionais, que tem a frente o jornalista Rodrigo Rafael, no atendimento às instituições, associações em convênios, sessões solenes, audiências públicas e reuniões com portadores de necessidades especiais; parabenizando ainda o esforço e a dedicação dos gestores da TV Assembleia RN, Bruno Giovanni e Gerson de Castro.

O encontro contou com a participação do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado Kennedy Nunes (SC); do presidente da Astral, Marcelo Malacrida; da vice-presidente da Astral e diretora da Rede Legislativa da Câmara Federal, Evelin Maciel; do diretor de Comunicação do Senado Federal, Lucca Fonteles; e da diretora de Comunicação da Astral, Marília Rocha, além da diretora de Comunicação de Roraima, Elissan Paula; do diretor do Legislativo soteropolitano, Osvaldo Cruz e mais de 60 representantes dos legislativos municipais e das Assembleias Legislativas de todo o Brasil.

O presidente da Astral, Marcelo Malacrida destaca que o objetivo das novas ferramentas de inclusão é garantir mais acesso e oportunidade aos portadores de necessidades especiais. “Hoje temos a oportunidade de incluir linguagem de libras na televisão, além de recursos como closed caption que facilitam interação nas mídias”, comenta.

Abrindo o dia de atividades do Congresso da Unale 2019, o deputado estadual e presidente da Unale, Kennedy Nunes, disse que o acesso às percepções – visuais e auditivas – experimentadas por aqueles que não têm nenhum tipo de deficiência deve ser equilibrado entre todos. “O nosso painel tem o desafio de discutir soluções para o futuro do país, com a reunião de parlamentares de todas as regiões e partidos, na busca do bem comum e da troca de experiência. E o destaque para 2019 é a apresentação do primeiro Plano Nacional de Combate ao Suicídio, à Mutilação à Violência Contra a Mulher. Um projeto que vai salvar uma geração”, disse o deputado Kennedy Nunes.

Organizada anualmente pela Unale, a CNLE é um ambiente democrático de discussões, onde o principal objetivo é a melhoria e o crescimento do país, servindo de palco para o debate internacional, com a presença de legisladores de diversos países, que aprendem e contribuem para o intercâmbio de ideias. É também ponto de encontro das cerca de 20 entidades ligadas ao legislativo estadual, que debatem temas específicos e de suma importância para o dia a dia das 27 Casas Legislativas. O evento, iniciado nesta quarta-feira (20) segue até o dia 22 de novembro, em Salvador (BA).

Gestores da ALRN participam de painel sobre Modelo de Governança apresentado na CNLE – A Rede Legislativa de Governança e Gestão – Regov da Unale apresentou, nesta quarta-feira (20), o Modelo de Governança nas Casas Legislativas para servidores da área de Planejamento e Gestão, diretores-gerais e secretários-gerais de Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais do Brasil. O evento faz parte da 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) e contou com a participação do Diretor-Geral da Assembleia Legislativa do RN, Augusto Viveiros; da Diretora Administrativa substituta, Simone Leal; e da Chefe de Gabinete da Presidência, Larissa Rosado.

“O sucesso na implementação de um modelo de gestão certamente passa por uma liderança comprometida em atender as escolhas e essa é a prioridade do presidente da Assembleia do RN, Ezequiel Ferreira, que foca sua gestão em resultados de forma mais eficiente e por meio de redução de custos. Ou seja, fazendo mais com menos”, disse Augusto Viveiros.

De acordo com Alaôr Messias, diretor de Relações Institucionais e Cooperação Técnica da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, os modelos de gestão podem influenciar a equipe na execução de tarefas com maior eficiência e potencialização da conquista de resultados.

A programação contou ainda com palestras, relatos de experiências e debates sobre assuntos atuais relacionados com o aprimoramento da gestão das casas legislativas do País, além de abordagens do Parlamento Europeu e Lei de Proteção aos Dados.

A 23ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) reúne cerca de 1000 participantes de 17 entidades ligadas ao poder legislativo estadual que, até sexta-feira (22), participarão de eventos simultâneos. Entre os participantes estão representantes da Argentina, China, Bulgária, África do Sul, Paraguai, Espanha, Uruguai, Chile e Bolívia, que também estarão presentes em discussões sobre: humanização da reforma tributária, impacto da transformação digital no relacionamento com o cidadão, imunidades e garantias parlamentares, atendimento humanizado às comunidades brasileiras vivendo no exterior e extinção da política tradicional.

Modelo de inovação tecnológica da Assembleia do RN é compartilhado em Conferência da Unale – O modelo de inovação tecnológica da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o Legis Vídeos, foi um dos destaques apresentados, nesta quarta-feira (20), durante painel de Apresentação de Experiências em Comunicação Legislativa da Astral, em Salvador (BA). Desenvolvido pela Diretoria de Gestão Tecnológica com apoio da Comunicação e da Tv Assembleia, a ferramenta é uma das apostas do legislativo potiguar e trata do armazenamento do acervo digital, disponibilizando sessões plenárias, extraordinárias e solenes, audiências públicas, reuniões de Frente Parlamentares e Comissões.

O projeto foi apresentado pelo diretor de Gestão Tecnológica, Mário Sérgio Gurgel e profissionais de TI, Stefano Rozemberg Freire e Kaio Max Marques, que ressaltaram diferenciais como a possibilidade de navegação pela timeline do vídeo, que pode ser feita através de marcadores no período de discurso de cada parlamentar. Além disso, o Legis Vídeos dispõe de recursos de pesquisa que pode buscar palavras-chave, otimizando a pesquisa no sistema.

A nova ferramenta está concorrendo ao Prêmio Assembleia Cidadã na categoria “Gestão”. “Essa é uma ferramenta inovadora com foco na transparência dos atos legislativos, além de otimizar a divulgação das atividades parlamentares, ampliando o acesso do público ao conteúdo produzido pelos parlamentares”, disse Mário Sérgio.

Na ocasião da Conferência, a Diretoria de Gestão Tecnológica apresentou ainda outro projeto inovador, o Legis RH, sistema utilizado no setor de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, que gerou uma economia de mais de 75% com sistemas utilizados antes deste período, possibilitando o investimento em insumos e infraestrutura.

A inovação inspirou o convênio entre a Assembleia Legislativa do RN com a Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas (Astral) onde membros de todo o país poderão acessar o Legis Vídeo e aplicar nos parlamentos.

Premiação

Com o objetivo de incentivar as políticas públicas que promovem o bem-estar da sociedade, o fortalecimento dos estados, a humanização e a modernização dos serviços legislativos prestados, a Unale promove nesta edição, o primeiro Prêmio Assembleia Cidadã. Das três categorias apresentadas, a Assembleia Legislativa do RN concorre em duas. O Legis RH, da Diretoria de Gestão Tecnológica, na categoria ‘Gestão’ e o projeto Assembleia e Você, na categoria ‘Atendimento ao Cidadão’.

Conferência da Unale: Escola da Assembleia destaca Conexão Cidadã em painel da Abel – O encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) foi pautado pelo tema da Educação e Cidadania. O assunto foi apresentado por representantes de escolas do legislativo que abordaram a importância do assunto. O diretor da Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte e diretor regional da Abel, professor João Maria de Lima, destacou, entre outros projetos, o Conexão Cidadã, desenvolvido no RN a partir da Lei Complementar N° 494, de 27 de agosto de 2013, que dispõe sobre o Dia Estadual da Educação Cidadã.

“O Conexão Cidadã objetiva apoiar a educação cidadã de jovens e adolescentes, através de palestras de instituições parceiras, levando cidadania e a oportunidade de debates com temáticas que não estão presentes no dia a dia escolar”, disse João Maria, que ressaltou a necessidade de se melhorar o currículo escolar.

A Escola da Assembleia é pioneira em projetos e na elaboração de cursos de qualificação, sendo destaque nacional por seus avanços acadêmicos, como o pioneirismo na implementação do mestrado numa escola legislativa do País.

A programação do Conexão Cidadã inclui ações voltadas ao exercício dos direitos e deveres dos jovens enquanto cidadãos, respeitando as diferenças e incentivando a tolerância entre os estudantes. As edições ocorrem preferencialmente nas escolas da rede pública, debatendo os mais variados aspectos da sociedade e cultura. “É através da cidadania que se pode manifestar os direitos e deveres e possibilitar a participação social e política de toda população”, finalizou o professor João Maria.

Cerimonial da Assembleia Legislativa participa de Conferência Nacional da Unale – Os servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte estão participando de encontros das entidades legislativas na 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em Salvador (BA). O evento começou na quarta-feira (20) e segue até esta sexta-feira (22). Como todos os anos, o cerimonial da Casa, representado pelo Coordenador Relações Públicas, Alexandre Marinho e pela Chefe de Divisão de Cerimonial, Zuleide Gonçalves, também tem um espaço para debates e trocas de ideias durante a reunião da Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE).

“O Encontro anual da ABCLE proporciona aos cerimonialistas uma rica troca de conhecimento e experiências, visando à uniformização dos procedimentos protocolares”, disse Alexandre Marinho.

A Associação destina-se a congregar os representantes dos Cerimoniais dos Poderes Legislativos Estaduais, tendo por finalidade promover a integração e o fortalecimento do intercâmbio de informações entre os Cerimoniais dos Legislativos, objetivando a padronização de procedimentos; participar na estruturação e na organização de eventos promovidos pela UNALE; promover apoio consultivo a seus associados; e participar de ações com as entidades vinculadas ao Poder Legislativo.

Durante a reunião, foram abordados temas relacionados a importância da precedência para o cerimonial como também a organização de mesas solenes e a linguagem técnica para se comunicar.

Ao final do evento, foi realizada a eleição da nova diretoria da ABCLE que terá Zuleide Gonçalves como uma das integrantes.

Modernização do Recursos Humanos é tema de debate em evento simultâneo da Unale – A Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, representada pelo coordenador Thyago Cortez, participou de evento simultâneo da Associação Nacional dos Servidores Públicos em Recursos Humanos do Legislativo (ANSREHL), durante a 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) que acontece até a próxima sexta-feira (22) em Salvador (BA).

Na ocasião, foi abordada “A Modernização do RH da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia”. “Tivemos a oportunidade de conhecer os avanços na área de pessoal da ALBA, verificamos avanços tecnológicos, mas principalmente uma humanização no atendimento aos servidores e uma preocupação com a sua qualidade de vida”, disse Thyago Cortez.

O assunto chama a atenção para o investimento em equipes que tem o potencial de fazer com que profissionais trabalhem mais satisfeitos e engajados, produzindo melhores resultados.

Thyago Cortez ressaltou que também foram debatidos as problemáticas e desafios que existem nas diversas Casas Legislativas. “As problemáticas são semelhantes nas diversas Assembleias, com isso, pudemos compartilhar como estamos superando os desafios na Assembleia Legislativa do RN através das inovações implantadas em nossas práticas a fim de otimizar os recursos e resultados”, falou o coordenador de Gestão de Pessoas.

FONTE:ALERN 
Compartilhe!