Foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão a Lei 7.865/18 que cria a campanha “Pipa com Responsabilidade” nas escolas públicas do estado. O objetivo é orientar os alunos sobre os riscos que envolvem esta brincadeira e conscientizá-los quanto aos perigos das linhas cortantes. A medida foi publicada no Diário Oficial do Poder Executivo de quinta-feira (18).
De acordo com o texto, a campanha deverá ser realizada nos meses de junho a novembro, por meio de folhetos, palestras e outras atividades, com a participação de professores, alunos, famílias, corpo técnico e administrativo. Além disso, poderão ser convidados representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado de Saúde e de companhias de energia elétrica. A campanha deverá, ainda, ser inserida no Projeto Político Pedagógico das unidades.
“Nos períodos de férias, sempre somos surpreendidos com acidentes envolvendo as pipas e o uso de materiais cortantes como o cerol. Visando dar mais segurança à sociedade, é preciso educar nas escolas, de forma permanente, sobre a prática indevida de soltar pipas”, justifica o autor da lei, o deputado licenciado Jorge Felippe Neto (DEM).