A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta quinta-feira (15/06), à noite, a entrega da Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela Casa, a quatro médicos que tiveram atuação destacada durante a pandemia de covid-19:r. José Augusto Nasser, Dra. Márcia Helena Salles, Dr. Ricardo João Cláudio de Oliveira Migowski e Dr Ricardo Azêdo.

A iniciativa foi do deputado Márcio Gualberto (PL), que destacou a importância desses profissionais ao levar conforto, cuidado e amparo às famílias com conhecimento, dedicação e compaixão, contribuindo para salvar milhares de vidas.

“Estamos expressando nossa profunda gratidão e admiração por tudo o que eles fizeram e continuam fazendo. Esta honraria representa a mais alta distinção que podemos conferir, simbolizando a nossa eterna gratidão e respeito por suas trajetórias e realizações. O trabalho altruísta e dedicado durante a pandemia de covid-19 será lembrado como um exemplo de coragem e humanidade”, disse Gualberto.

O primeiro médico a receber a honraria foi o Dr. José Augusto Nasser, formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e Neurocientista, seguido pela Dra. Marcia Helena Salles, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Pediatria, Dr. João Cláudio de Oliveira Migowski, formado D pela UFRJ e oficial médico da reserva do Exército Brasileiro e Dr. Ricardo Azêdo, formado pela Universidade Federal Fluminense e professor da clínica médica da UERJ.

Também foi homenageado com Moção de louvor e congratulações o Dr. Edmilson Migowski, médico com mestrado em Pediatria e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Anteriormente, em 2022, Migowski também foi contemplado com a Medalha Tiradentes.

O Dr. João Ricardo agradeceu por receber a honraria e dividir a mesa com ótimos profissionais antes de completar 30 anos. “Sou um médico apaixonado pela minha profissão e tudo aquilo que ela representa, cuidado com o próximo, dedicação a vida e a busca incessante por todos os indivíduos que cruzam meu caminho.

Já a Dra. Márcia Helena Salles se emocionou ao receber a medalha e relembrar sua trajetória como médica: “Precisamos abdicar de muitas coisas para estar aqui, mas quando fazemos o que amamos, tudo é recompensado. É uma linda homenagem e reconhecimento. Nada é mais importante para gente que um reconhecimento desses”.

Fonte: ALERJ

Compartilhe!