715_o_imagem7828Reduzir o consumo de água com atitudes simples, que incluem o reuso desse recurso natural, e contribuir para a preservação do meio ambiente. Esses são os objetivos da Campanha de Redução do Consumo de Água que está sendo proposta por meio do projeto de lei nº 24/2015, da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que começa a ser votado na sessão plenária desta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “O uso racional da água tem que ser visto como fator urgente e prioritário”, afirmou a deputada, durante os debates da matéria nas comissões técnicas permanentes.

A deputada defende que sejam realizados programas educativos, com dicas de adoção de sistemas alternativos de captação e armazenamento de água para fins domésticos e industriais, reutilização e utilização racional do recurso na agricultura, bem como a conscientização dos usuários sobre a importância da conservação da água. “Para evitarmos que o mundo fique sem água, várias medidas podem ser tomadas como prevenção, entre elas o reuso da água, que já vem sendo utilizado por muitas empresas para diminuir seus gastos e também colaborar com o meio ambiente. A população pode contribuir evitando o desperdício de água com pequenas mudanças no cotidiano em suas casas, propriedades, estabelecimentos comerciais”, argumentou. A essa proposição foi anexado o projeto de nº 615/2015, do deputado Rasca Rodrigues (PV), por tratar de tema semelhante.

Produtor Orgânico – Na sessão de segunda-feira serão votados ainda outros cinco projetos, quatro deles também em primeiro turno e um em redação final, o de nº 593/2016, do deputado Evandro Araújo (PSC). Essa proposição concede o título de utilidade pública à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, com sede e foro no município de Jacarezinho.

E em primeira discussão estão as seguintes matérias: projeto de lei nº 668/2015, do deputado Hussein Bakri (PSD), instituindo o Dia Estadual do Produtor Orgânico, a ser comemorado anualmente no primeiro domingo do mês de agosto; projeto de lei nº 832/2015, do deputado Claudio Palozi (PSC), que insere no calendário oficial de eventos do Paraná a Festa da Piapara do Alto Paraíso, a ser comemorada anualmente na primeira quinzena de setembro; projeto de lei nº 336/2016, da deputada Maria Victoria (PP), concedendo o título de utilidade pública à Associação dos Agricultores de Faxinal dos Andrades e dos Rodrigues, com sede e foro no município de São João do Triunfo; e o de nº 51/2017, do Poder Executivo. Essa proposição autoriza o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural a efetuar a cessão de uso de imóvel à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

Fonte: ALEPR
Compartilhe!