alepr23Os paranaenses ganharam em 2016 a oportunidade de acompanhar as sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Paraná ao vivo pelo Facebook – a mais popular rede social da história. Ao utilizar a ferramenta do “Live” o Legislativo amplia as ações implementadas nos últimos dois anos na área de comunicação com o objetivo aperfeiçoar a transparência da Casa de Leis e a integração com os cidadãos.

“Queremos a participação de todos os cidadãos nos debates e decisões que acontecem aqui e envolvem temas importantes para o Paraná. Com a ampliação dos canais de comunicação estamos estimulando a participação de todos. Assim, a Assembleia está sempre de portas abertas para o cidadão”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). “Entendemos que a Assembleia não poderia ficar de fora dessa nova realidade imposta pelo mundo virtual e, por isso, estamos intensificando as ações nesses canais”, acrescentou Traiano.

A diretora de Comunicação, jornalista Kátia Chagas, destacou que a Alepr inovou no uso dessa nova ferramenta, justamente com a finalidade de estabelecer mais uma forma de interação com os paranaenses. “Nas redes sociais as pessoas acompanham o trabalho e têm a oportunidade de manifestar suas opiniões em tempo real, estabelecendo uma linha de comunicação direta com os deputados”, lembrou. Além das sessões plenárias já estão sendo mostradas ao vivo as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas, solenidades e feitos registrados em vídeos de eventos como o do encontro de líderes de Foz do Iguaçu. “Teremos mais novidades em 2017. Estamos concluindo a estruturação de novos programas que serão produzidos pela TV Assembleia”, antecipou Kátia Chagas.

Estreia – As primeiras inserções em tempo real aconteceram durante as correções das redações dos estudantes da rede pública que participaram do 1º Concurso de Redação da Assembleia. Foi mostrado o trabalho dos corretores realizado nas instalações do Centro Universitário Internacional (Uninter), parceiro do projeto. Por outro lado, as transmissões das sessões pelo Facebook tiveram início em outubro, quando aconteceu a eleição da nova Mesa Executiva, que toma posse em fevereiro de 2017. Na ocasião, a Assembleia registrou manifestações de paranaenses que estavam conectados a partir dos municípios de Palmas, Coronel Vivida, Irati, Campo Mourão, Telêmaco Borba e Curitiba, e assistiam em tempo real os pronunciamentos dos deputados. Além do Facebook, as sessões continuam sendo transmitidas pela TV Assembleia (canal 16 da NET), Rede Mercosul (aberta, canal 21) e pelo site (http://www.alep.pr.gov.br).

Em outros momentos, sempre com o objetivo de assegurar que os paranaenses possam acompanhar instantaneamente o que está sendo feito no Legislativo, foram apresentados flashes sobre reuniões, debates e homenagens. Ao longo desses últimos dois anos o Facebook também foi transformado num canal para a divulgação de pautas, fotos e vídeos em tempo real, com ampla transparência. A rede social é ainda o espaço para a divulgação de posts que tratam de temas do cotidiano, como a série “Agora é lei”. Essas postagens registram os projetos que foram discutidos e votados, e deram origem a novas leis, mantendo os paranaenses atualizados sobre a legislação estadual. Muitos outros posts também chamaram a atenção de uma forma especial. Citamos como exemplos o que abordava o Dia das Crianças e o papel do Legislativo na elaboração de leis voltadas para a infância e adolescência; e outro que alertava e dava dicas de cuidados essenciais na estação da Primavera, período que vem sendo marcado por tempestades.  O público também ganha voz num espaço exclusivo, o “Você na Alep”, onde pode expressar sua opinião durante visita ao Parlamento. Há ainda um momento dedicado para a “Foto do Dia”.

Novas mídias – Neste cenário virtual o Twitter, o Instagram, o Flickr e o YouTube formam o conjunto de canais virtuais que tem desempenhado papel importante na hora da interação do cidadão com a Alep. Ao dar a oportunidade de manifestação pública de diversas opiniões, exatamente na hora em que um assunto está sendo tratado na Assembleia, estimula-se a troca de ideias, o que colabora para a construção de soluções coletivas para os paranaenses. “Desenvolvemos essas ações de comunicação contando sempre com o apoio dos deputados, para sensibilizar todos sobre a necessidade de mostrar para a sociedade a importância do Legislativo no desenvolvimento do Paraná”, afirma a diretora de Comunicação, jornalista Kátia Chagas. Ela reiterou que esses avanços integram um amplo projeto que vem sendo implementado pela Mesa Executiva, em várias frentes, para aprimorar o trabalho da Casa e a transparência desse poder público.

Assim, ao apostar em publicações diárias e no “Live”, todos esses canais acabaram assumindo papéis importantes na interatividade, e contribuem de forma especial com a garantia da transparência do Legislativo, assegurando agilidade na divulgação dos acontecimentos que são destaque no dia a dia. No Flickr, por exemplo, dezenas de fotos são publicadas imediatamente após os acontecimentos, com qualidade e alta resolução gráfica, permitindo que sejam visualizadas e que se façam downloads de qualquer região do Paraná, do Brasil ou do mundo.

Fonte: ALEPR
Compartilhe!