alepr-11-10A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) inaugurou em seu Espaço Cultural, na manhã desta segunda-feira (8), a exposição “Campanha Outubro Rosa”, além de abrir a 2ª edição da campanha “Doe Lenços”, ambas em alusão à promoção de ações preventivas dedicadas à integridade das mulheres e de combate ao câncer de mama. A proposta do evento foi da deputada Cantora Mara Lima (PSC), que preside a Comissão da Defesa dos Direitos da Mulher, e contou com a presença do mastologista Vinícius Budel, representando a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Budel, que é também professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e responsável pelo serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas (HC), destacou a necessidade de se manterem campanhas de prevenção ao câncer de mama, como é feito no Paraná com o Outubro Rosa. De acordo com ele, mais de 1,2 milhões de mulheres em todo mundo sofrem da doença, com quase 500 mil óbitos todos os anos, principalmente nos países menos desenvolvidos.

“A principal orientação é que todas as mulheres procurem seus médicos mastologistas, que fazem avaliações de risco e solicitações de mamografias, principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama”, explicou. Budel afirmou que a descoberta de nódulos e outros sintomas diminui significativamente a necessidade de tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia, ou mesmo as cirurgias radicais que promovem mutilações nas pacientes.

As exposições permanecem no Espaço Cultural da Alep até o próximo dia 31 de outubro, com visitação pública nos horários de 9 às 18 horas. O deputado Gilson de Souza (PSC) acompanhou e prestigiou os trabalhos de abertura.

Fonte: ALEPR
Compartilhe!