Search
Close this search box.

aleprrosaCom a presença da secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da 1ª Dama e secretária de Ação Social de Alto Paraná, no Paraguai, Rocio Abed de Zacarias, a Assembleia Legislativa do Paraná abriu oficialmente no dia 3 de outubro a campanha do Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama. As visitantes foram saudadas pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e autora do projeto que se transformou na Lei estadual nº 16.935/2011, instituindo oficialmente o “Outubro Rosa” no Estado.

Mara Lima destacou que o objetivo da campanha é despertar na mulher, principalmente as que estão acima de 40 anos, a consciência da necessidade de realizar regularmente os exames preventivos que poderão salvar sua vida ao permitir o diagnóstico precoce da doença, aumentando consideravelmente as chances de cura. Lembrou que a partir da edição da lei a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) se tornou a grande parceira do Legislativo, juntamente com várias entidades sociais voltadas ao problema, no desenvolvimento de ações de prevenção e conscientização. Lembrou ainda que a doença também atinge homens, embora em percentagem bem menor.

A deputada informou que nesta quarta-feira (4) a Secretaria de Estado da Saúde estará promovendo evento no auditório do Palácio das Araucárias, a partir das 8h30, para marcar o início da campanha deste ano, que terá como lema “Você é uma só – use o tempo a seu favor”. Estão previstas duas palestras, uma com o tema “Câncer de Mama, o papel de todos”, a cargo do médico Carlos Alberto Ruiz, do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia entre 2011 e 2013; e outra, com o tema “Câncer, compreender para se defender”, que será feita por Luiz Ayrton Santos Júnior, mastologista, bioeticista e professor das Universidades Federal e Estadual do Piaui.

Além dessas atividades estão previstas várias outras, em conjunto com a SESA, o governo federal, através do SUS, e entidades como o HUMSOL e a Associação das Amigas da Mama. Na próxima semana o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa também vai sediar uma exposição de cartazes e folders sobre o tema.

Durante a sessão desta segunda-feira falou também a deputada Maria Victória (PP), enaltecendo a campanha, “fundamental para a conscientização da mulher” e referindo-se à diminuição do número de mortes em decorrência da doença, graças aos tratamentos adequados efetuados com rapidez. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), louvou a iniciativa da deputada Mara Lima e o empenho dos órgãos públicos, das entidades e dos voluntários: “A Assembleia se soma a essa campanha permanente e parabeniza todos aqueles que se dedicam a esse trabalho tão importante”.

Participaram da sessão de o secretário da Fazenda de Alto Paraná (Paraguai), Yamil Aquino, acompanhado por sua esposa Cristel Aquino; a prefeita em exercício de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi; Tânia Ribas, representando a vice-governadora Cida Borghetti; a assessora de Relações com a Comunidade Gisele Mara Durigan, representando o delegado-geral Júlio Cesar Reis; o superintendente de Atenção à Saúde da SESA, Juliano Gevaerd; Janine Trompczynski, da Divisão de Neoplasias da SESA; Monique Costa, chefe do Departamento de Atenção Primária em Saúde do mesmo órgão;  Arialba do Rocio Cordeiro Freire e Luiz Gustavo Damião, assessores da Prefeitura de Foz do Iguaçu; e a chefe de Gabinete do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná, Rejane Senhori.

Fonte: ALEPR

Compartilhe!