ALEPR: “A outra face do Autismo” é tema de mostra fotográfica

715_o_imagem8820Uma solenidade no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) marcará na segunda-feira (27), às 18 horas, a abertura da exposição de fotografias “A outra face do Autismo”, da fotógrafa Pamela Oms. A mostra atende a uma proposição do deputado Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura do Legislativo estadual.

Pamela, que é mãe de autista, explica que a ideia é aproximar as famílias que vivem cotidianamente essas questões, com as vicissitudes normais de qualquer família: “Nós queremos preparar nossos filhos para que tenham uma vida tão independente quanto possível, para que desenvolvam habilidades. Se o nosso dia a dia tem a particularidade do autismo, de resto somos famílias como as demais, onde existe carinho, afeto e uma luta permanente”.

Fernanda Rosa, uma das líderes do Anjo Azul, grupo de apoio às famílias de crianças, adolescentes e adultos com autismo, lembra que o grupo começou com apenas quatro integrantes, e hoje tem mais de mil mães trocando experiências e se ajudando mutuamente: “No Paraná há hoje cerca de 109 mil mães cadastradas em grupos diversos e com filhos que apresentam a doença nos seus variados graus. Estima-se que existam no Estado cerca de 400 mil autistas”.

A exposição permanecerá à disposição do público até a próxima sexta-feira (1º), com encerramento às 12h30. Nos demais dias da semana, ficará aberta à visitação entre as 9 e as 18 horas. Também na próxima sexta-feira, no Plenarinho da Alep, a partir das 9 horas, “A outra face do Autismo” será tema de debates em um seminário, com a participação de autoridades, especialistas e ativistas. O objetivo, segundo o deputado, é promover a troca de saberes nas áreas educacional, terapêutica e social.

Péricles de Mello é coordenador do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz no Paraná e também autor da Lei estadual nº 17.555/ 2013, que instituiu as diretrizes para a política estadual de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo