alepeO deputado Isaltino Nascimento (PSB) destacou, em discurso no Grande Expediente desta quarta (27), a diminuição de 23% no número de mortes violentas ocorridas em Pernambuco em 2018, em relação ao ano anterior. O Estado foi o que mais reduziu esse tipo de crime no Brasil, segundo levantamento do Monitor da Violência – uma parceria do site G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

“O destaque nacional que temos hoje é resultado da articulação feita pelo Poder Executivo com todos os outros atores da segurança pública”, avaliou o líder do Governo. “É um esforço conjunto das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, entidades da sociedade civil, municípios e também desta Casa, que nunca se furtou a contribuir com esse tema”, acrescentou.

De acordo com o levantamento citado pelo parlamentar, Pernambuco registrou 4.170 mortes em 2018, frente a 5.427 no ano de 2017. Ele elencou algumas ações que contribuíram para o resultado, como a contratação de 5.700 profissionais de segurança pública entre 2015 e 2018, bem como o investimento estimado de R$ 20 bilhões na área no período. “Parabenizo a corporação como um todo e também o esforço e comprometimento do governador Paulo Câmara”, disse Nascimento.

O resultado também foi comemorado pelos deputados Delegado Erick Lessa (PP) e Alberto Feitosa (SD), que se manifestaram em apartes. “Registro, em especial, o investimento feito em operações de repressão qualificada, que, com uso de inteligência, limitam a atuação de organizações criminosas”, observou Lessa. “Esse resultado confirma a recuperação do Pacto pela Vida, um programa fundamental porque preserva vidas”, analisou Feitosa.

Fonte: ALEPE

Compartilhe!