Pernambuco receberá pela terceira vez, a partir desta quarta (9), a Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Em sua 25ª edição, o encontro prossegue até a sexta (11) na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (Região Metropolitana do Recife).

Para este ano, são esperados mais de mil participantes que vão acompanhar as discussões em torno do tema “Os Rumos do Parlamento do Futuro”. Os debates serão dirigidos por palestrantes renomados de várias áreas do conhecimento.

Veja a programação completa da 25ª Conferência da Unale

Realizado anualmente, o congresso da Unale é considerado o maior evento de parlamentares da América Latina. Como já ocorreu em 2021, na edição de Campo Grande (MS), o encontro em Pernambuco será em formato híbrido. A abertura oficial ocorrerá às 19h, porém, antes mesmo da cerimônia, haverá atividades simultâneas com a participação de parlamentares e servidores, além de autoridades e delegações estrangeiras.

Para o presidente da Unale, deputado Lidio Lopes (Patriota-MS), as discussões sobre o parlamento do futuro tendem a se desdobrar em mudanças efetivas no funcionamento das casas legislativas. “É possível que haja alterações em regimentos internos e leis orgânicas, para que a atuação dos parlamentares se torne mais profícua e eficaz”, afirma. “A tecnologia facilita, pois permite que o trabalho dos legisladores não pare”, reforça, em referência às sessões remotas durante a pandemia de Covid-19.

Vice-presidente da Unale no Nordeste e coordenador do evento, o deputado Diogo Moraes (PSB) acentua que a conferência ocorrerá após um processo eleitoral que renovou 42% dos parlamentares estaduais no Brasil. “Novos e importantes quadros entrarão nas Assembleias. Segmentos diversos passarão a ter representatividade e voz no Legislativo, o que é muito importante para população”, avalia.

Moraes avalia que, por meio desse diálogo com a sociedade, o Poder Legislativo pode se tornar mais rápido, participativo, tecnológico e acessível para todos. “Somos a mola propulsora das mudanças necessárias para o nosso País. Atuando juntos, trocando novas ideias e fortalecendo o debate, podemos construir uma sociedade melhor para brasileiros e brasileiras de todos os Estados”, prossegue.

Programação

Na quarta, às 15h30, haverá reunião ampliada com deputadas e deputados estaduais do Parlamento Amazônico. Ao longo da tarde, a Secretaria da Mulher da Unale promoverá um simpósio nacional mediado pela deputada pernambucana Delegada Gleide Ângelo (PSB). Um evento internacional marcado para as 16h vai tratar da abordagem legislativa no modelo econômico socio-sustentável (ESG), com palestra da economista Ana Carla Fonseca.

Além disso, a União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM) fará um debate sobre educação e relações de fronteiras. Serão realizadas, ainda, palestras e mesas redondas lideradas pelas associações que representam setores envolvidos nos trabalhos legislativos: Consultoria Legislativa (Anacol), Taquigrafia (Unataq), Rádio e TV (Astral), Gestão de Documentos (Agedoc), Escolas Legislativas (Abel), Ouvidorias (ReNOuv), Governança e Gestão (ReGov), servidores (Fenale), Polícias Legislativas (Unipol), Recursos Humanos (Ansrehl), Procuradoria (Anpal), Cerimonial (ABCLE) e Informática (Enial).

A quinta (10) começará, às 9h30, com um painel sobre “Capacitação voltada para o mandato parlamentar”. Ainda pela manhã, haverá discussões sobre perspectivas para a nova legislatura, futuro tecnológico e cidades inteligentes. À tarde, os colóquios vão tratar do cenário econômico, da economia criativa, da imigração e da ampliação do espaço constitucional do Legislativo Estadual.

Às 16h30, os governadores recém-eleitos Romeu Zema (MG), Eduardo Leite (RS), Ronaldo Caiado (GO) e Raquel Lyra (PE) comandarão o debate “Gestão pública nos estados: cenário para os próximos 4 anos”. O dia terminará com a palestra motivacional “A mágica do sucesso: transformando empenho em desempenho”, a cargo de Jardel Beck, expert em comunicação de alto impacto.

O encerramento da 25ª Conferência da Unale se dará na sexta (11), com uma abordagem sobre o orçamento no Espaço Fala Deputado, a cargo do diretor de Finanças do Ministério da Economia, Marco Antônio Alves. Na sequência, haverá a premiação Assembleia Cidadã – conquistada pela Alepe nas últimas duas edições – e a Assembleia Geral Ordinária para eleger a nova diretoria executiva da entidade.

Sobre a Unale

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) foi fundada em 1996 e congrega os 1.059 deputados estaduais da República Federativa Brasileira. Suas ações incluem a defesa dos interesses estaduais coletivos, a divulgação das ações legislativas, a qualificação dos parlamentares, parcerias e debates de temas de interesse do País.

O encontro nacional da entidade é organizado anualmente e conta com o apoio das 27 Assembleias Legislativas, além de organizações ligadas ao Parlamento Estadual. O objetivo é promover o intercâmbio de ideias e discutir propostas que promovam a melhoria e o desenvolvimento da sociedade.

Duas edições já foram realizadas em Pernambuco, nos anos de 1999 e 2013. Na mais recente, 1,3 mil participantes estiveram no Centro de Convenções para discutir “Os Desafios para o Futuro que queremos”. Esse encontro trouxe uma visão sobre o panorama econômico do Brasil, as reformas consideradas necessárias para o equilíbrio federativo e os desafios para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: ALEPE

Compartilhe!