ALEPE: Campanha de Setembro Amarelo é destaque na Comissão de Saúde

A campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio, foi o principal assunto da reunião remota da Comissão de Saúde da ALEPE. Para a presidente do colegiado, deputada Roberta Arraes (PP), a temática da saúde mental ganhou maior importância em 2020 devido ao isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

“Num momento tão adverso, estamos observando a questão da depressão e do suicídio, que tira a vida de 800 mil pessoas por ano no mundo”, salientou a parlamentar. Ações de conscientização durante o mês de setembro são promovidas desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e têm a adesão de inúmeras entidades públicas e privadas em todo o País.

Os membros da Comissão de Saúde também destacaram o trabalho da Frente Parlamentar criada pela Alepe, em setembro do ano passado, para combater o suicídio e a autolesão em Pernambuco. “Esta Casa deve retomar o assunto quando houver o retorno de nossos trabalhos ordinários presenciais”, defendeu o deputado Isaltino Nascimento (PSB).

Por fim, a deputada Clarissa Tércio (PSC) deu ênfase ao papel das igrejas na saúde mental de seus fiéis. “Falo não só das denominações evangélicas, mas dos templos de uma maneira geral, que trazem acolhimento e cuidado em relação ao lado espiritual do povo”, declarou. Também foram distribuídos nove projetos de lei para relatoria durante o encontro.

FONTE: ALEPE
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo