Search
Close this search box.

alepe-30-04Uma ação educativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife, contemplou, no dia 26 de abril, 225 crianças entre 6 e 9 anos de idade, além de outras 80 beneficiárias do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Os jovens receberam exemplares do gibi A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Em formato de história em quadrinhos, a publicação foi produzida pelo Instituto Cultural Maurício de Sousa e apresenta ao público infantil os principais direitos e deveres incluídos no ECA (Lei Federal nº 8069/1990).

A entrega dos gibis contou com a presença do deputado Ricardo Costa (PP), representando o Poder Legislativo pernambucano, e do secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti. Atores caracterizados como os principais personagens da Turma da Mônica se apresentaram no evento.

Fã dos filmes da Mônica, Carlos Eduardo, de 7 anos, disse que “espera ter mais dias como esse”. Para Lucicleide Araújo, coordenadora da Escola Municipal Mércia de Albuquerque Ferreira, sair do espaço para uma aula de campo é uma experiência nova que encanta os alunos. “A revista em quadrinhos ensina de forma lúdica o conteúdo da Lei 8069”, pontuou. “Eles levam a revista pra casa e, certamente, vão socializar o conhecimento com as outras crianças da escola, o vizinho, a família, os pais, porque é mais fácil a compreensão da forma como está.”

O secretário de Segurança Urbana do Recife destacou a importância de iniciativas que promovam a cultura de paz desde a primeira infância. “Para que a gente dê oportunidade ao jovem que está ao redor do Compaz Ariano Suassuna de ter uma atividade lúdica, bacana e essencialmente voltada para fortalecer a cidadania, de modo que essa criança possa conviver em paz na sua comunidade”, ressaltou Murilo Cavalcanti.

Já o deputado Ricardo Costa salientou que a ação educativa mostra a disposição da Assembleia Legislativa em promover avanços sociais: “Não se faz apenas política e leis na Alepe. Se promove também o bem-estar social, sempre que possível, e a educação, que para nós é prioridade”, afirmou.

A entrega dos gibis é uma das ações do Projeto Educação e Cidadania, coordenado pela Alepe em conjunto com a Prefeitura do Recife. As nove escolas municipais contempladas com a iniciativa ainda vão receber atividades de contação de histórias, teatro de fantoches e mais unidades da publicação para serem distribuídas aos demais alunos (ver mapa). A etapa seguinte do projeto será no Compaz Governador Eduardo Campos, no bairro da Ilha do Retiro (Zona Leste do Recife), no próximo dia 17 de maio.

Fonte: ALEPE
Compartilhe!