alepa-27-03O espaço cultural Ângelo Custódio, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), recebe obras autorais do servidor Alexandre Galvão, Designer Gráfico e servidor da casa há 10 anos.

A exposição tem inspiração no Craquelé, uma das técnicas mais antigas, que consiste em composições de vitrais em agrupamentos de inúmeras peças formando imagens em mosaico. O artista visual usa esta ideia para compor obras abstratas por meio de cores, linhas e formas marcantes, de forma a refletir a realidade através da contemplação da obra.

O projeto foi criado em 2013 pelo servidor público, o local foi adaptado e recebeu iluminação específica para artes visuais, transformando o local em uma pequena galeria de arte, facilitando a apresentação das amostras e a visitação do público.

De acordo com Alexandre, a exposição tem como objetivo trazer mais arte e cultura para o dia-a-dia agitado dos servidores da Casa. “É um espaço que deve ser valorizado, usado e apreciado. Dando oportunidade aos servidores de também expor suas produções, a ideia principal é fomentar a cultura”, falou Alexandre incentivando outros servidores a expor suas obras.

O autor também utiliza o recurso da internet para gerar mais visibilidade e interatividade, utilizando ao lado de cada tela um código QR, para que o apreciador possa “escanear” a tela por meio do celular e acessar outras obras já divulgadas.

Para a diretora do Departamento de Bem Estar Social (Dbes), Solange Zúniga, a exposição também é uma forma de cuidar do bem-estar social dos funcionários. “A exposição deu oportunidade aos servidores de um momento de descontração mental ao admirar a beleza e os por menores da obra. Você relaxa e trabalha a mente”, disse.

Solange conta que o Dbes apoia os servidores artistas para expor seus trabalhos no Espaço Cultural Ângelo Custódio, mas o espaço também é aberto para artistas que não são servidores da Casa de Leis. Os interessados em apresentar seus trabalhos autorais deverão entrar em contato com o Dbes.

Autor

Alexandre Galvão é servidor da Alepa há dez anos. Graduado em Design Gráfico é estudioso em artes e estéticas. Possui vários trabalhos artísticos com destaque para criação de peças em abstracionismo.

Serviço

A exposição pode ser vista de até o final do mês de agosto.

Fonte: ALEPA
Compartilhe!