Search
Close this search box.

alepa_exposicaoagostoVocê sabia que a Assembleia Legislativa tem um espaço cultural com uma exposição especialmente montada para celebrar os quatro séculos de história da capital paraense? É a “Belém 400 anos”, que ocupa um lugar de destaque no hall do estacionamento da Alepa. Com um formato contemporâneo, as obras possuem traços e cores com recursos de ilustrações digitais e design gráfico moderno. As obras foram criadas com fontes em formatos diferentes que juntas ganham formas, cores e imagens encantadoras. Os detalhes presentes retratam a cultura e o movimento dinâmico da capital paraense.

O projeto foi criado em 2013 pelo servidor público da Casa, Alexandre Galvão e, desde sua estreia, a Galeria já realizou  três exposições. É ele também o autor das obras da atual exposição sobre Belém. Para abrigar as peças artísticas, o local  foi adaptado e recebeu iluminação específica para  artes visuais, transformando o local em uma pequena galeria de arte, facilitando a apresentação das amostras e a visitação do público.

De acordo com Alexandre, a iniciativa tem por objetivo destinar um espaço de arte na Alepa para atender aos servidores que desenvolvem atividades artísticas a apresentarem seus talentos.  “Com criatividade e determinação, foi criado esse o espaço de artes, possibilitando aos funcionários, parlamentares e assessores a realizar  exposição de suas obras, desde que tenham trabalhos de qualidade e desejem realizar uma exposição de arte”,  justificou Alexandre.

Mas a exposição vai muito mais além do que a visitação real. Pela primeira vez, o autor utiliza a internet como recurso de visibilidade e interatividade para que suas obras possam ser acessadas via  online. Ao lado de cada tela, foi disponibilizado um código QR em que o visitante pode escaneá-lo  por meio do celular e a partir disso, acessar o link da página com todas as obras e ainda participar de enquetes.

“É uma tecnologia moderna utilizada nas grandes exposições do mundo e, por isso, resolvi inserir essa ferramenta para criar um ambiente virtual e interativo com as pessoas”, explicou Alexandre, o autor da amostra.

Para a enfermeira Ruth Bezerra, funcionária do Departamento de Bem Estar Social – DEBES/Alepa, a Galeria representa a valorização da cultura e da arte no ambiente legislativo. “É um espaço maravilhoso que nos enche de orgulho em presenciar essa valorização. Além de ser um colírio para os nossos olhos, as obras despertam em cada servidor uma curiosidade e também o reconhecimento pela importância do artista e de sua obra”, elogiou.

Ela ainda destacou a atuação do presidente Márcio Miranda por apoiar a  iniciativa.”A gestão do deputado Márcio Miranda vem modernizando vários espaços no Legislativo Paraense e esse é mais um deles que merece também o nosso reconhecimento porque valoriza os talentos dos servidores”, destacou.

A Galeria é também um espaço cultural para atender outros artistas que não sejam servidores da Alepa, mas que desejam expor suas obras em uma exposição individual. Os interessados em apresentar seus trabalhos autorais, deverão entrar em contato com o curador Alexandre, na Alepa.

AUTOR – Alexandre Galvão é servidor na Alepa há dez anos. Graduado em Design Gráfico é estudioso em artes e estéticas. Possui vários trabalhos artísticos com destaque para criação de peças em abstracionismo.

SERVIÇO – A visitação da exposição acontece de segunda a quinta, de 8h às 17h. A amostra encerra no final do mês de agosto.

Fonte: ALEPA

Compartilhe!