alepa-13-11A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, o I Seminário Intersetorial da Saúde do Homem com o tema: “Homem, da Infância à Velhice – cuide de sua Saúde de novembro a novembro”.

O evento foi realizado na última sexta-feira (09/11) no auditório João Batista da Alepa para chamar a atenção dos homens. O Novembro Azul é um mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, a segunda neoplasia maligna mais encontrada entre o sexo masculino.

“Os homens precisam ficar em alerta, estão vivendo sete anos a menos que as mulheres, apesar de ter uma carga de trabalho maior, na maioria das vezes. O homem também ainda fica receoso de procurar um médico e quando o assunto é a próstata, há uma barreira ainda maior”, disse o Secretário de Saúde do Pará, Dr. Hélio Franco, um dos palestrantes do seminário. Ainda, segundo o titular da Sespa, em 15 anos, o câncer será a doença que mais irá tirar vidas no mundo.

A Assistente Social Maria Nogueira, destacou o trabalho do Núcleo Municipal de Saúde da prefeitura de Belém. “Coordenamos dentro das unidades básicas de saúde uma programação voltada ao combate do câncer de próstata, onde homens devem ser cuidados da infância a velhice, não devemos falar no combate ao câncer somente em novembro, mas o ano todo”, explicou.

A doença – O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, especialmente após os 50 anos de idade. Em geral, este câncer cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode manifesta-se através de sinais como dificuldade em urinar ou apresentar urina escura. Localizada na parte da baixa do abdômen, abaixo da bexiga e a frente do reto, a próstata é um órgão pequeno com a função de produzir parte do sêmen. O rastreamento do câncer da próstata inicia, em sua grande maioria, a partir dos 50 anos de idade. O exame de sangue, chamado PSA, detecta o diagnóstico da doença, no entanto, o toque retal, ainda é o mais recomendado por especialistas da área. Segundo o Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Fonte: ALEPA
Compartilhe!