Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (08.02), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o Projeto de Lei nº 223/2021 de autoria da deputada Diana Belo. Na proposta fica instituída a Campanha Junho Verde no Pará que objetiva a promoção e desenvolvimento de ações para conscientização ambiental e também da necessidade de propagação da educação ambiental. O Projeto também visa utilizar o conceito de Ecologia Integral, que abrange uma concepção mais ampla dos problemas atuais, apontando questões humanas, sociais e do meio ambiente.

A Ecologia Integral está ligada à compreensão didática da Laudato Si’. A dimensão ambiental da ecologia aparece mais rápida à população, uma vez que os efeitos da crise socioambiental são mais perceptíveis a este âmbito. “Esse é um projeto que foi pensado com carinho e num momento em que o mundo está voltado para a preservação ambiental. O Pará tem sido fundamental no que se refere ao meio ambiente. O governador tem saído do Estado para representar o Pará e levar a importância da preservação da Amazônia. Esse projeto traz a conscientização e faz com que a população, de modo geral, tenha a conscientização da preservação do meio ambiente de uma forma prática”, disse a deputada Diana Belo.

A Campanha Junho Verde será promovida pelo Poder Público Estadual em parceria com as escolas, universidades, empresas públicas e privadas, igrejas e entidades da sociedade civil e incluirá ações voltadas para divulgação de informações no que se refere ao estado de conservação do meio ambiente e das maneiras de participação ativa da sociedade para a sua salvaguarda, fomento à conservação e ao uso de espaços públicos urbanos por meio de atividades culturais e de Educação Ambiental, estimular o conhecimento e preservação da biodiversidade brasileira e ao plantio e uso de espécies nativas em áreas urbanas e rurais.

A ecologia está, quase sempre, conectada à atenção com o meio ambiente e inclui a preservação das florestas, dos rios e da natureza em geral. A ecologia é um saber transversal por sua natureza que engloba em si os conhecimentos de áreas diversas como a biologia, a geologia, a biogeografia, as ciências humanas, sociais, econômicas, entre outras.

Fonte: ALEPA

Compartilhe!