doe1Para aumentar a captação de órgãos, medula óssea e sangue em Mato Grosso, o deputado estadual, Jajah Neves (PSDB), apresentou um Projeto de Lei 404/2017, na sessão vespertina do último dia 16, que obriga as concessionárias do transporte rodoviário metropolitano e intermunicipal de passageiros em Mato Grosso a promover campanha permanente de estimulo à doação voluntaria. As medidas procuram reduzir o tempo de espera nas filas e a falta de doadores.

O Projeto de Lei propõe que as empresas divulgarão dentro dos veículos cartazes com mensagens contendo os dizeres: “doe sangue, medula óssea e órgãos, ajude a salvar vidas”.

Ao defender o Projeto, o deputado Jajah Neves ressaltou que os bancos de sangue e os centros de transplante de medula óssea carecem de doadores. “A ideia é que as empresas de transporte sejam as intermediárias entre os hemocentros e os cidadãos, para que cada vez mais as pessoas entendam a importância da doação de sangue, da medula e também dos órgãos”, frisou o parlamentar.

Alem da doação de órgãos, a doação de sangue e de medula óssea é importante na medicina o pode salvar milhões de vida. O Brasil tem hoje o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. São dois milhões de inscritos no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

“Acredito que uma maior divulgação do incentivo da doação solidaria aumenta-se a chance de salvar vidas. Haja vista que atualmente a chance de encontrar uma medula compatível, por exemplo, é em media de uma em cem mil, por isso a relevância que esse Projeto torna-se Lei”, defendeu Jajah.

Fonte: ALEMT Foto: Prefeitura de Aracruz
Compartilhe!