Search
Close this search box.

alemtjogosO governo do estado sancionou a lei que inclui os Jogos Universitários Mato-grossenses (JUMs) no calendário oficial de eventos de Mato Grosso. A partir de agora, por meio da Lei Nº 10.462, os JUMs serão realizados anualmente, entre março e agosto.

Atletas universitários comemoraram a conquista. O projeto que criou a lei é de autoria do deputado estadual Wancley Carvalho (PV). De acordo com o parlamentar, por meio da legislação será possível desenvolver o desporto universitário e promover a integração esportiva entre jovens estudantes.

“Vimos recentemente o sucesso e a força que têm os jogos universitários. A interação entre esporte e educação é essencial para o desenvolvimento intelectual. O Estado precisa dar o incentivo como contrapartida. Garantir a realização em lei é o primeiro passo”, afirmou o parlamentar ao recordar que Cuiabá sediou a edição nacional do Jogos Universitários, no mês passado.

A Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU) elogiou a aprovação do projeto de lei. De acordo com o presidente da entidade, Alexandre Bregunci, a inclusão do JUMs no calendário fortalece o esporte universitário no estado. “A FMEU agradece ao apoio dado pelas instituições e também ao autor do projeto, o deputado estadual Wancley Carvalho. Já iniciamos os planejamentos para a edição de 2017 e, a inclusão no calendário oficial, é uma grande conquista”, afirmou.

Segundo a redação da lei, publicada no Diário Oficial em 23 de novembro de 2016, o calendário os Jogos Universitários Mato-grossenses – JUMs tem por objetivo o incremento e o desenvolvimento do desporto universitário, a interação e integração esportiva entre jovens estudantes das diversas universidades do Estado, públicas e privadas, o intercâmbio esportivo entre os municípios, bem como a formação de atletas e de equipes de alto nível para representar o Estado de Mato Grosso no cenário nacional, em especial nos Jogos Universitários Brasileiros.

Apoio – Além de ser o autor da lei que instituiu os JUMs no calendário oficial do Mato Grosso, o deputado destinou R$ 120 mil de sua emenda parlamentar para realização da 64ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorreu de 02 a 13 de novembro, em Cuiabá.

O evento reuniu mais de cinco mil participantes, que disputaram 17 modalidades esportivas. Mato Grosso ganhou nove medalhas: cinco delas em modalidades esportivas individuais e outras quatro em coletivas. Foram dois ouros no futebol virtual, dois bronzes no judô, um bronze na corrida de rua, um bronze no voleibol, um ouro e uma prata no basquete e duas pratas no futsal.

Fonte: ALEMT
Compartilhe!