Foram empossados, no fim da tarde dessa segunda-feira (8), os 24 deputados mirins da 8ª Legislatura do Programa Parlamento Mirim Mato-grossense, em solenidade conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB). Os estudantes deputados cumprirão um mandato de dois anos, que prevê a preparação de um projeto de lei e visita à Câmara Federal.
O presidente da ALMT, Eduardo Botelho, explica que o objetivo do programa é “possibilitar aos alunos do ensino fundamental da escola pública e privada a vivência do processo democrático, por meio de uma jornada parlamentar nesta casa de Leis”. Botelho cita ainda as etapas do projeto: “diplomação, posse, sessão de escolha de mesa diretora e sessão de mesa ordinária”.
Para se inscrever no programa, cada candidato a deputado mirim teve de elaborar um projeto de lei, a partir de sua vivência juvenil, e apresentá-lo. Se, porventura, houver interesse de algum deputado mato-grossense em seguir a proposta adiante, a proposta pode ser abraçada pelo parlamentar e tramitar na Casa.
“A renovação política é importante, a reforma política é importante, mas nenhuma renovação ou reforma será maior ou melhor que a conscientização popular”, declara o presidente da AL, se referindo ao grande compromisso do projeto em sensibilizar os jovens para uma política que promova a sociedade.
O programa Parlamento Mirim acolhe crianças e adolescentes de 12 a 16 anos, que estejam cursando do 5º ao 9ª ano do Ensino Fundamental. Na cerimônia de posse, os deputados mirins proferiram um compromisso, que prevê buscar “promover o bem geral do Estado de Mato Grosso”.
O deputado estadual Wancley Carvalho (PV) é o padrinho da 8ª Legislatura e, além de presentear os jovens com o terno para o exercício do mandato deles, irá acompanhar a trajetória dos pequenos no programa. “Eu tenho certeza que, ao longo destes dois anos, muito aprendizado acontecerá. Não apenas na teoria, mas na vivência”, projeta.
O prefeito municipal de Diamantino, Eduardo Capistrano, um dos quatro prefeitos presentes na solenidade, refletiu sobre a importância de oferecer, desde cedo, um novo paradigma da política. “Cada vez mais, nós precisamos trazer as crianças e jovens para participar da política e, tenho certeza que, com este projeto, vão nascer futuros vereadores, prefeitos, deputados”.
O superintendente de Planejamento Estratégico, setor que conduz o Parlamento Mirim, Joselito Espírito Santo de Paula, destacou a ampliação da abrangência do programa. Em 2017, apenas alunos de Cuiabá e Várzea Grande participaram do projeto. Este ano, são 11 municípios de Mato Grosso. “É uma nova experiência e eu acredito que já começou dando certo”, avalia.
Joselito de Paula, diretamente aos jovens, lembra que terão “algumas atividades programadas e algumas responsabilidades que somente um deputado mirim têm, mas que devem ser encaradas como grandes lições de vida, em que vocês serão multiplicadores de conhecimento”.
A cerimônia contou com a presença do ex-presidente da 7ª Legislatura do Parlamento Mirim, Marcelo Maciel Neto, que, visivelmente, assumiu uma postura parlamentar depois da experiência. Saudou a todos os presentes, narrou um pouco de sua trajetória e assegurou: “Todos vocês estão começando uma nova fase enquanto cidadãos”.
Representando os 24 novos deputados mirins, a estudante do colégio São Gonçalo, escola particular de Cuiabá, Lana Maria Silva de Arruda, em discurso, ressalta que “nós não podemos cruzar os braços [para os acontecimentos do país]. A mudança começa agora conosco”.
Os 24 parlamentares mirins representam os municípios de Cuiabá (14), Várzea Grande (1), Santo Antônio de Leverger (1), Jangada (1), Sinop (1), Diamantino (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Rosário Oeste (1), Acorizal (1), Alto Paraguai (1) e Poconé (1), sendo 13 deputadas e 11 deputados.
Ao final da cerimônia, acompanhada por amigos e familiares, foram a eles entregues os respectivos diplomas e o presidente da ALMT os declarou empossados.
Ternos – Mais cedo, no meio da tarde, os 24 deputados mirins demonstraram muita ansiedade para receber os ternos do padrinho Wancley Carvalho. Foi um momento descontraído, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, quando as crianças e os adolescentes puderam se conhecer e conversar um pouco com o parlamentar que vai acompanha-los no programada.
Em conversa informal, Wancley lembrou a eles a responsabilidade que têm em seus atos. “O nome é nosso maior patrimônio. Nós somos reconhecidos pelo que fazemos de bom e de ruim”, reflete.
Um a um dos deputados mirins recebeu o terno, feito sob medida, do padrinho e seguiram para se aprontar, a espera da posse. No camarim das meninas, havia cabeleireira e maquiadora, para auxiliá-las.