Começou dia 2 e segue até sexta-feira (5), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Saúde do Servidor (2ª Sipat), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), gratuita para todo trabalhador da Casa de Leis. O evento conta com 10 palestras, distribuídas nos períodos matutino e vespertino, ‘momento saúde’, espaço beleza, práticas interativas em saúde, entre outras atividades.
A abertura da Sipat contou com execução do Hino Nacional pelo Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso e a primeira palestra-show sobre “Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”, com o ator do Teatro Educa (SP), Peter Gonçalves, que promoveu um momento interativo com a plateia, debatendo a temática de forma bem humorada.
A presidente da Cipa, Maria das Graças Baltazar, uma das organizadoras da Sipat, convidou todos os servidores para bem usufruírem a semana interna, pois os temas das palestras vão além da prevenção de acidentes, mas também na promoção de saúde. Maria das Graças destacou a oferta das práticas holísticas terapêuticas – como reiki e quick massagem – e o formato das palestras-shows (oito das 10 palestras), com o ator convidado.
Caio Cesar de Andrade, assessor parlamentar e representante da presidência da Casa de Leis, destacou ser “importante o ciclo de palestras, mas muito mais a importância de se fazer o exercício da prevenção no trabalho e na vida cotidiana”.
O médico Carlos Augusto Carretoni Vaz, da equipe da Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida (Qualivida), refletiu que todo evento que “pode trazer benefícios em abrangência profissional e um impacto de qualidade de vida” deve ser valorizado, pois é nesse espaço que se evidenciam problemas e se encontram soluções.
A responsável pelo Instituto Memória do Poder Legislativo, Isis Catarina Brandão, avaliou que a programação são quatro dias de “intenso movimento em prol de nós, não só servidores, mas cidadãos”.
A oferta da Sipat uma vez por ano é obrigatória e está prevista na Portaria Ministerial nº 3214/1978 – Norma Regulamentadora nº 05.