ALEMT: Assembleia promove 1º Seminário de Comunicação Pública de Mato Grosso

149843A comunicação pública em Mato Grosso será tema de um seminário promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALEMT) nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (1.12), na sede do Poder Legislativo estadual, com palestras, paineis e workshop, todos gratuitos. As inscrições  estão abertas e podem ser feitas pelo link https://goo.gl/yffvFn.

Voltado aos profissionais de diferentes habilitações e atividades em comunicação, o evento traz para Cuiabá uma proposta de debate sobre o papel das instituições públicas na produção de conteúdo para a sociedade. Este será o primeiro seminário integralmente dedicado à comunicação pública e contará com profissionais com experiência em televisão, rádio, mídias sociais, jornais e sites comerciais e públicos.

A abertura será na quinta-feira (30), com o jornalista, professor associado da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci.  Autor do livro “Estado de Narciso, a comunicação pública a serviço da vaidade particular”, da editora Companhia das Letras, Eugênio Bucci apresentará a palestra magna “Ética, jornalismo e a comunicação pública do Poder Legislativo”.

A programação conta ainda com a apresentação das temáticas “O fotojornalismo e a importância da imagem na comunicação pública”, com a jornalista Simonetta Persichetti; “Redes Sociais no Serviço Público”, com o especialista em marketing Marcos Giovanella, e “Uso das Redes Sociais na gestão do mandato legislativo”, com o especialista em marketing Gabriel Rossi.

Na sexta-feira (01.12), o dia é aberto com um painel com as jornalistas e servidoras da Câmara Federal, Cláudia Lemos e Cristiane Brum Bernardes. À tarde, o painel “O Rádio e a comunicação pública”, será conduzido com o jornalista da Cultura Brasil (AM) e Cultura FM de São Paulo (FM), Alexandre Pereira Tondella, e a jornalista e docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sônia Virgínia Moreira. O encerramento será com o jornalista Phelipe Siani, da TV Globo, sobre a nova linguagem do telejornalismo.

A secretária de Comunicação da Assembleia Legislativa, Rosimeire Reis Felfili, destaca que pela primeira vez Mato Grosso terá a comunicação pública como centro de discussões. “Buscamos integrar uma programação que contemple todos os canais de comunicação em que a Assembleia se faz presente para a capacitação dos nossos servidores, mas também para dar a oportunidade  de ampliação do conhecimento aos demais profissionais que atuam no estado”, explica a secretária.

Para o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (PPS), a iniciativa é uma oportunidade ímpar aos profissionais da área. “Esperamos que este seminário traga bons frutos aos participantes, diante da sua importância no contexto da administração pública. A Secom está investindo na qualidade da Comunicação da Assembleia Legislativa, com  melhorias no site, na estrutura das equipes, na Rádio e TV. Agora, chegou o momento de investir nos profissionais, por meio de um seminário com renomados palestrantes, a fim de que abordem as tendências do setor. Esperamos que todos  gostem”, destacou o presidente da AL/MT.

Jornalista com nove anos de experiência da Secretaria de Comunicação da Câmara Federal e professora do mestrado em Poder Legislativo do Centro de Formação da Câmara, Cristiane Brum afirma que o grande objetivo de um evento como este é provocar a discussão e promover a reflexão sobre o papel da comunicação. “A comunicação pública assume diferentes formas, mas deve ter como preocupação principal a identificação da audiência enquanto cidadão e promover a formação deste como tal, e não como consumidor”, resume Cristiane Brum.

O 1º Seminário de Comunicação Pública de Mato Grosso será realizado quinta-feira (30.11) e sexta-feira (1.12), de 8h30 às 19h, com abertura no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e demais programações no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Haverá certificado emitido pela Escola do Legislativo, com carga horária de 16 horas.

Confira a programação:

Quinta-feira (30.11)
9h – Palestra magna: “Ética, jornalismo e a comunicação pública do Poder Legislativo”, com Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás;
14h – Palestra: “O fotojornalismo e a importância da imagem na comunicação pública”, com Simonetta Persichetti, pós-doutora pela ECA/USP;
15h30 – Palestra: “Uso das Redes Sociais na gestão do mandato legislativo”, com Gabriel Rossi, especialista em Marketing e articulista do Estadão e UOL;
17h – Palestra: “Redes Sociais no Serviço Público”, com Marcos Giovanella, ex-diretor de Marketing da Prefeitura de Curitiba.

Sexta-feira (1.12)
9h – Painel: “Comunicação pública: desafios e experiências no Poder Legislativo”,  com Cláudia Lemos, TV Câmara, e Cristiane Brum Bernardes, Centro de Formação da Câmara dos Deputados;
14h – Painel: “Rádio e a comunicação pública”, com Alexandre Pereira Tondella, da Rádio Cultura Brasil (AM), e Sônia Virgínia Moreira, professora da UERJ;
17h30 – Workshop: “Novas linguagens do Telejornalismo”, com Phelipe Siani, repórter da TV Globo.

Fonte: ALEMT
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo