Agora é com os polos regionais. Passada a etapa municipal, o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) entra em nova fase a partir desta sexta-feira (3/8/18), quando terão início em vários polos os grupos de trabalho da etapa regional. E já na próxima quarta (8), começam as plenárias regionais.
Projeto de educação política voltado a estudantes do ensino médio, o PJ Minas tem como tema deste ano a violência contra a mulher e mobiliza 82 municípios agrupados em 16 polos regionais.
Para os estudantes, o desafio da vez é discutir, em grupos de trabalho nos polos, as propostas que foram aprovadas na etapa municipal para coibir a violência contra a mulher. Na sequência, essas propostas serão votadas nas plenárias regionais, compondo o documento que cada polo defenderá na estapa estadual do projeto, em setembro próximo, em Belo Horizonte.
“Esperamos um debate agitado, porque já trocamos informações e sabemos que as outras cidades do nosso polo também têm bons argumentos”, revela Maria Gabriela Claudino Barros, aluna da rede estadual do município de Guaxupé (Sul de Minas).
A cidade vai sediar uma das primeiras plenárias regionais do PJ Minas, recebendo, na próxima quarta (8), estudantes das vizinhas Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso. Juntas com Guaxupé, elas formam o polo Sudoeste do projeto, que é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais.
Maria Gabriela adianta que as propostas que seu município defenderá foram fruto de intensas discussões travadas em três rodas de conversa, cada uma delas tendo a missão de construir três propostas para cada um dos três subtemas trabalhados no projeto: violência doméstica e familiar; violência nos espaços institucionais de poder; e violência e assédio sexual.
“São assuntos polêmicos e difíceis, mas ouvindo opiniões uns dos outros e mudando ideias chegamos a um consenso, com muito esforço”, conta a estudante.
Brunna Luyza dos Santos, da coordenação do polo Sudoeste, acrescenta que a empreitada valeu a pena. “Um tema que poderia trazer desconforto para os estudantes nessa idade foi abraçado por todos. Ninguém que começou no projeto desistiu, tamanha a relevância da discussão” destaca ela, que, na etapa municipal, atuou em Guaxupé e espera um total de 90 estudantes na plenária regional de seu polo.
Esta é a quarta vez que Guaxupé participa do PJ Minas. “O projeto cresce a cada ano, tanto que já virou um desejo dos diretores de escolas, que cada vez mais abrem as portas para o PJ”, revela Brunna.