O público pode conferir, na Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), as mostras Ilustrar, uma Arte e, ainda, A Mumia – Mostra Udigrudi Mundial de Animação. Os trabalhos são, respectivamente, dos artistas Ângela Leite de Souza e Sávio Leite e podem ser visitados até 14 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
A exposição de Ângela Leite apresenta as ilustrações feitas pela artista para diversos livros de sua autoria e de outros escritores. O objetivo é levar esse tipo de arte para um público mais amplo que os dos leitores da literatura infantojuvenil, área em que ela se especializou.
A ilustradora mineira, que também é consultora da ALMG, já escreveu 60 títulos em 34 anos de carreira. Ela recebeu inúmeros prêmios e, há 26 anos, passou a se dedicar à arte de ilustrar livros, para a qual utiliza técnicas como bordado, colagem em tecido, nanquim e aquarela.
O também mineiro Sávio Leite apresenta cartazes emoldurados de edições da mostra mundial de cinema de animação, que é realizada desde 2013 em Belo Horizonte e faz parte do calendário turístico da Capital.
Sávio é mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor de Cinema de Animação no Centro Universitário Una. Coordena workshops de vídeo e imagem e é diretor de curtas-metragens. Seus trabalhos foram apresentados em importantes festivais ao redor do mundo, onde receberam prêmios.
Assembleia Cultural – A Galeria de Arte integra o Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.
A iniciativa marca a atuação da ALMG na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e valorização da cultura mineira.
Fonte: ALEMG