Com o objetivo de contribuir para a promoção da Cultura da Paz, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove o VI Festival de Meditação Todos pela Paz, no dia 20 de outubro, das 7h15 às 19h15, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.
O movimento da Cultura da Paz traz a compreensão de que a construção da paz começa com uma atitude pessoal, que pode se refletir depois em diversos campos da vida e da sociedade. Em 2017, cerca de 500 pessoas participaram da iniciativa.
Linhas – Neste ano, serão oferecidas as seguintes linhas: meditação ativa, cristã e do gongo, meditação zen budista e prática de atenção plena, Tension Releasing Exercises (TRE), respiração circular e mantra-yoga.
O encerramento das atividades se dará com uma homenagem ao mestre espiritual Gurdjieff, nascido no Cáucaso, localizado entre a Europa e a Ásia. Ele estabeleceu formas de conduzir o homem para o despertar de uma série de automatismos e condicionamentos, por meio de trabalhos em grupo e individuais, usando um amplo espectro de exercícios e técnicas: meditação, leitura, reflexão, exercícios práticos de auto-observação, música, danças sagradas e Movimentos.
Um grupo, formado pelo flautista Artur Andrés, que integrou o Uakti, conhecido por utilizar instrumentos musicais não convencionais, Alexandre Andrés e Mauro Rodrigues (flautas) e Regina Amaral (piano), executará músicas compostas especialmente para a demonstração desses Movimentos e, em seguida, apresentará outras do repertório de Gurdjieff.
Vagas – Não há necessidade de inscrição prévia. As vagas para cada prática serão preenchidas por ordem de chegada, até a lotação de cem pessoas por atividade. Cada participante deverá levar seu próprio tapete.