9A exposição coletiva de pintura contemporânea Depois da Curva do Rio pode ser visitada na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALEMG) até esta sexta-feira (21/7/17). A mostra, que pode ser vista das 8 às 18 horas, reúne 29 trabalhos dos artistas Flávia Spotto, Heliana Foureaux, José Orlando Castaño, Mara Ulhoa e Raíssa Andrade.
Estão expostos ao todo 29 quadros nos quais são utilizadas técnicas variadas, como impressão e acrílica sobre tela, pigmentos e técnica mista. Nas pinturas, há o contraste entre a imaginação e as formas concretas.
O objetivo da mostra é metaforizar o nascer, o crescer e o morrer e, depois, o retorno à natureza por meio de matérias e folhas sobrepostas umas sobre as outras, contínua e desordenadamente. Em um dos trabalhos de Raíssa Andrade, por exemplo, folhas de plantas são utilizadas e remetem a uma análise do ser vivo, do seu ciclo e da sua morte.
Confira o currículo dos artistas:
- Orlando Castaño formou-se em arte, na Alemanha, e em pintura mural, na Espanha. Atualmente é professor da Escola Guignard, em Belo Horizonte;
- Flávia Spotto estudou desenho no atelier de Orlando Castaño e pintura na Maison Escola de Arte;
- Heliana Foureaux estudou pintura com Yara Tupinambá e Sandra Bianchi e aperfeiçoou-se com Miguel Gontijo, Laura Belém e Esthergilda Menicuci;
- Mara Ulhoa estudou artes plásticas na Escola Guignard e fez aperfeiçoamento com Yara Tupinambá, Miguel Gontijo, Sandra Bianchi, Orlando Castaño e José Vasconcellos;
- Raíssa Andrade, que é formada em belas artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, estudou nos ateliês de Tereza Tanure e Orlando Castaño.
Incentivo à cultura – Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte das atividades do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.
O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e valorização da cultura de Minas Gerais.
Após esta mostra, a programação da Galeria de Arte fará um intervalo e será retomada em 31 de julho. O Segunda Musical e o Zás também continuarão em recesso, retomando suas atividades nos dias 7 e 11 de agosto, respectivamente.
Endereço – A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.