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alemg-25-05-1Os consumidores devem ficar atentos ao vencimento de suas contas, boletos e faturas, porque o não recebimento desses documentos não isenta os clientes do pagamento. O alerta é do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O órgão de defesa do consumidor lembra que na última terça-feira (22), os Correios informaram sobre possíveis atrasos na entrega de correspondências devido ao protesto de caminhoneiros pelo Brasil, que está provocando diversos pontos de bloqueio nas estradas.

Para evitar a cobrança de multas por atraso, o consumidor precisa provar que tomou iniciativas para tentar fazer o pagamento em dia e não conseguiu.

O Procon Assembleia orienta o consumidor a entrar em contato com os fornecedores com pelo menos 48 horas de antecedência para exigir alternativas, como, por exemplo, o envio de segunda via da conta por e-mail, código de barras pelo celular, dados para transferência bancária etc.

O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, afirma que o cidadão não pode ser prejudicado por causa de uma situação sobre a qual ele não tem responsabilidade. Daí a importância de que o consumidor demonstre sua boa fé e disponibilidade para quitar seus débitos.

Reembolso – Se mesmo depois de tomar a iniciativa de procurar os fornecedores com antecedência não conseguir pagar em dia, ele deve efetuar o pagamento com os encargos e depois exigir o reembolso. Para isso, o consumidor deve primeiro entrar em contato com o fornecedor. Caso não obtenha resposta satisfatória, deve procurar o Procon de seu município.

Fonte: ALEMG
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