alemg-26-03Os cidadãos interessados em contribuir para esse debate podem participar da consulta pública do Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua.

O evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Governo do Estado e entidades parceiras, tem os objetivos de elaborar um plano de metas e ações para concretizar a política pública destinada a essa população (Lei 20.846, de 2013), além de capacitá-la para participar do monitoramento das ações governamentais e sensibilizar a sociedade em geral a fim de combater atitudes de discriminação.

Para participar da consulta pública, é preciso estar cadastrado no Portal da Assembleia. O cidadão poderá dar sua contribuição até o dia 30 de abril. As sugestões serão debatidas na etapa final do fórum técnico, entre 11 e 13/6/18.

A consulta foi organizada por temas, que estão relacionados à atuação do Estado na garantia de direitos e no atendimento da população em situação de rua:

• Direitos Humanos e Segurança Pública;
• Cidadania, Mobilização, Participação e Controle Sociais;
• Trabalho, Emprego e Geração de Renda;
• Habitação, Moradia e Desenvolvimento Urbano;
• Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional;
• Saúde;
• Educação;
• Cultura, Esportes e Lazer.

Para cada um dos temas, foram disponibilizados no Portal da Assembleia textos explicativos e perguntas que podem ajudar o interessado a formular sua sugestão. A ideia é estimular o envio das contribuições e dar maior clareza sobre o teor dos temas abordados no evento.

A plenária final do fórum técnico, na Alemg será precedida de encontros regionais em seis cidades: Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Uberlândia (Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte de Minas), Ipatinga (Vale do Aço), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Belo Horizonte.

Em cada um desses encontros também serão colhidas sugestões que serão levadas à discussão na etapa estadual. As propostas resultantes dos debates vão subsidiar a elaboração de um anteprojeto de lei para beneficiar a população em situação de rua.

Fonte: ALEMG
Compartilhe!