A luta pelos direitos das mulheres será discutida em mais uma edição do evento Sempre Vivas, no dia 8 de março – Foto:Willian Dias

O Dia Internacional da Mulher será comemorado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais com mais uma edição do evento Sempre Vivas. Neste ano, será realizado o Ciclo de Debates Mulheres e Política: Por representatividade, justiça e respeito, que começa na terça-feira (8/3/22) e prossegue ao longo da quarta-feira (9).

Ao longo desses dois dias, autoridades e especialistas vão discutir a importância da atuação política como caminho para a conquista e a efetivação de direitos e para que todas as mulheres possam de fato ser respeitadas. O agravamento de problemas como o desemprego, o isolamento, a violência e o adoecimento físico e mental, como consequência da pandemia de Covid-19, também será tema da discussão.

Na terça-feira (8), o evento terá uma abertura solene às 9 horas, com deputados e autoridades, seguida do painel “Justiça e Direitos: por que é tão difícil para as mulheres alcançá-los?”.

Na quarta-feira (9), a partir das 9 horas, tem início o painel “Violência e machismo institucional”. Às 14 horas, começa o último painel: “Pandemia: consequências e desafios intensificados a enfrentar”. Participam dos debates representantes de universidades, vítimas de violência e lideranças femininas.

O ciclo de debates será um evento on-line, aberto à participação do público. Ele terá transmissão ao vivo na TV Assembleia, no portal almg.gov.br e no canal da Assembleia no YouTube. Perguntas e comentários poderão ser enviados pelo “Participe Agora”, no Portal da Casa.

Luta feminista é lembrada todos os anos

O Sempre Vivas é realizado todos os anos para marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher. Ele é promovido pela Assembleia, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e neste ano conta com a parceria de 54 entidades, entre coletivos, movimentos sociais e órgãos ligados à causa feminina.

Além do ciclo de debates, haverá uma iluminação especial do Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo, de 8 a 15 de março, com a cor lilás, que representa a luta feminista.

Fonte: ALEMG
Compartilhe!