alemgA data de 26 de março é lembrada como o dia de conscientização mundial de combate ao preconceito em relação às pessoas com epilepsia, que é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro.

Por isso, nesta terça-feira (26/3/19), o Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ficará iluminado na cor roxa, em celebração ao Purple Day, ou Dia Roxo.

A iniciativa foi do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que, pelo segundo ano consecutivo, requereu a adesão da Assembleia à campanha Purple Day, que é internacional e visa ampliar a visibilidade, a inclusão e o respeito às pessoas que têm epilepsia. Nessa data, anualmente, as pessoas são convidados a se vestir de roxo ou lilás nos eventos em prol da consciência da epilepsia.

O Purple Day foi criado em 2008 pela canadense Cassidy Megan, na época com nove anos, com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia. Ela escolheu o roxo para representar a epilepsia por causa da lavanda, já que a cor da flor, frequentemente associada com a solidão, poderia representar o isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem. O objetivo de Cassidy é mostrar que elas jamais estarão e deverão se sentir sozinhas.

A iluminação na ALMG integra o projeto Laços da Consciência, que reúne ações de sensibilização sobre temas afetos ao bem-estar social dos mineiros, em especial causas relacionadas à saúde.

Fonte: ALEMG
Compartilhe!