ALEMG: Assembleia lança game para smartphones e tablets

minasquiz_printAli nasceu um importante político mineiro. A cafeicultura representa uma importante fonte de renda para o município. A cidade abrigou, na década de 1970, um festival de música que teve repercussão nacional. Com essas dicas, somadas a algumas imagens, você conseguiria descobrir de qual município mineiro se trata?

Esse é o desafio do aplicativo MinasQuiz, desenvolvido para smartphones e tablets pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e já com download gratuito disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Lançado nesta quarta-feira (20/9/17), a proposta do MinasQuiz é de que o jogador adivinhe os nomes de municípios mineiros a partir de fotos e dicas textuais. Após a descoberta, ele poderá conhecer destaques e curiosidades sobre a história da cidade, seus atrativos culturais e turísticos ou principais atividades econômicas.

O MinasQuiz surgiu como uma das ações do Direcionamento Estratégico da Assembleia voltada para ampliar e fortalecer os programas de educação para cidadania no Parlamento e tendo, entre seus objetivos, implantar novos recursos didáticos para aproximar o cidadão, especialmente os jovens, dos conteúdos de formação política e cidadã trabalhados pela Escola do Legislativo.

Assim, o MinasQuiz vem oferecer ao público uma opção de conteúdo informativo/educativo acessível para plataformas virtuais e pode ser compartilhado pelas redes sociais, favorecendo, ainda, um ambiente de fortalecimento da identidade dos mineiros.

PJ Minas inspirou primeira versão

A primeira versão do jogo MinasQuiz contempla 53 municípios, todos eles selecionados entre cidades que já participaram ou participam do Parlamento Jovem de Minas. Projeto de formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, o PJ Minas é realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.

A edição deste ano é a 14ª do projeto, cuja plenária estadual foi aberta na ALMG nesta quarta (20), tendo como um dos destaques o lançamento do jogo. O projeto prossegue até a sexta-feira (22), quando estudantes de todas as regiões do Estado vão votar propostas sobre o tema “Educação política nas escolas”.

O documento final será enviado à Comissão de Participação Popular da ALMG, com o objetivo de propor encaminhamentos ao Legislativo sobre o tema, e será fruto da mobilização de quase dois mil estudantes de 63 municípios, distribuídos em 12 polos regionais.

Fonte: ALEMG
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo