obesity-1030x687O governador Marconi Perillo (PSDB) sancionou, na quinta-feira, 20, através da Lei n° 19.782 (de 20 de julho de 2017), o Projeto de Lei  n° 712/17, proposto pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB) com o objetivo de instituir a semana estadual de conscientização sobre o aumento dos riscos de câncer em pessoas com sobrepeso ou obesas.

O projeto tem como objetivo alertar a população de que o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco modificáveis para o câncer, e pretende estimular a adoção de hábitos saudáveis com a modificação da alimentação e prática de exercícios físicos, orientando sobre a prevenção, diagnóstico e tratamentos adequados para a doença.

A semana estadual de conscientização proposta será realizada anualmente na primeira semana de agosto, tendo como base o fato de que a obesidade é o segundo maior fator de risco evitável para o câncer, perdendo apenas para o tabagismo, e a mortalidade da doença é maior entre a população. “Câncer e obesidade são duas das principais epidemias globais da atualidade. Quando se encontram num mesmo indivíduo, os efeitos são nocivos”, afirma Gustavo Sebba, que é médico.

Fonte: ALEGO Foto: Reprodução
Compartilhe!