A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou nesta quarta-feira, 20, a cerimônia de lançamento de documentário sobre os 30 anos da Constituição Federal. A produção, assinada pela TV da Casa, reúne série histórica com depoimentos de parlamentares goianos que participaram da última constituinte nacional.
Já foram gravados depoimentos com os ex-deputados Aldo Arantes, Antônio de Jesus, Jales Fontoura, Maguito Vilela, Mauro Miranda, Naphtali Alves, Pedro Canedo e Siqueira Campos e com os ex-senadores Irapuan Costa Junior e Iram Saraiva.
Um resumo desse documentário foi antecipado durante o evento. As gravações, captadas ao longo de quatro meses de trabalho, constituem acervo digital da Alego e estão disponíveis em seu canal no Youtube.
A solenidade tem como principal finalidade ampliar a repercussão do material produzido bem como democratizar informações nele contidas. Isso é o que destaca o coordenador do projeto, diretor de Informação e Divulgação da Presidência da Alego, Joel Sant’Anna Braga: “É importante que a sociedade conheça esse trabalho de resgate histórico de nossa Constituição Federal, reconhecendo as mudanças e benefícios que sua promulgação acarretou para Goiás e para o Brasil”.
Ele observa, ademais, que o evento e o trabalho como um todo representam o esforço da Casa em fornecer informações de qualidade e atualizadas para a sociedade. “No presente caso, destaca o coordenador, a atenção é especialmente direcionada para a população jovem goiana, que não vivenciou o momento histórico em questão”.
E a fim de estreitar ainda mais essa relação com a juventude, especialmente a universitária, Joel também lembrou que, durante a cerimônia de lançamento do documentário, será assinado convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para realização de Seminário sobre o tema, previsto para ocorrer no segundo semestre, em data a ser marcada. Por meio desta iniciativa, a Alego visa, por sua vez, contribuir para o avanço das pesquisas e estudos sobre o assunto, fundamental para a promoção da memória do legislativo no estado de Goiás.