648Nesta terça-feira, 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer completa 20 anos. A data é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSB), relembrou uma das ações da Casa que beneficiou diretamente os pacientes em tratamento. A 1ª Corrida de Rua da Alego, realizada em setembro do ano passado, destinou mais de R$ 20 mil ao Hospital do Câncer Araújo Jorge.

Lissauer diz que a iniciativa foi um grande marco para o Legislativo goiano ao aproximar os cidadãos do Parlamento e ainda contribuir com uma causa nobre. “Ao longo do nosso primeiro ano à frente da Alego tivemos vários projetos de cunho social que arrecadaram dinheiro ou alimentos e beneficiaram diversas instituições, fazendo o bem. Vejo que essa iniciativa deu certo, contagiou as pessoas, os nossos servidores e, neste ano, com certeza, teremos novas ações nesse sentido.”

A atual gestão também fez questão de manter a tradicional parceria da Alego com a Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), ao contribuir com a festa de Dia das Crianças e com a programação de Natal do Araújo Jorge, beneficiando centenas de crianças internadas para tratamento oncológico na unidade.

O Dia Mundial do Câncer foi criado em 2000 por meio da Carta de Paris contra o câncer. A data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

Novos Projetos

Para 2020, de acordo com o calendário de atividades do projeto “Viver Bem”, o mesmo que realizou a 1ª Corrida de Rua, o primeiro grande evento deve ser um passeio ciclístico no mês de abril. Posteriormente, a programação conta com um projeto piloto — ainda em fase de elaboração e restrito a servidores da Casa — denominado “Vivência Ambiental”. Mais tarde, haverá a segunda edição do Corrida de Rua da Alego, e, por fim, as comemorações do Dia das Crianças, celebrado anualmente pelo Parlamento.

Compartilhe!