alego-05-04A Assembleia Legislativa de Goiás realizou, dia 05 de abril, a 11ª edição do Dia de Doação de Sangue. O evento é uma parceria da Casa com o Hemocentro de Goiás e foi aberto no início da manhã desta quinta-feira. A unidade móvel do Hemocentro está à disposição dos doadores na frente do prédio da Alego, na Alameda dos Buritis, e as doações podem ser realizadas até as 16 horas.

A parceria tem contribuído de forma efetiva para o aumento no número de bolsas de sangue nas unidades de saúde. No ano passado foram registradas 69 doações, sendo 29 no período da manhã e 40 no período da tarde. O objetivo para essa nova edição é superar esses números.

A chefe da Seção de Serviços Médicos, Luciene Teixeira, disse que espera uma quantidade significativa de servidores para doar sangue e, consequentemente, bater a meta de 69 doações de 2017. “Ao fazer uma doação de sangue, você consegue ajudar até quatro pessoas. É muito importante todo mundo ter essa conscientização para que possamos ganhar mais doadores durante o ano”, afirma.

Enfermeira do Hemocentro, Mirna Cartaxo elogiou os servidores da Casa, que ao longo dos anos vêm sempre contribuindo com um número significativo de doações de sangue. Segundo ela, a demanda de sangue é crescente durante todo o ano, lembrando que o Hemocentro distribui para todo o Estado. “Nunca temos estoque de sangue sobrando, por isso é tão importante um gesto nobre como este.”

Servidora da Assembleia, Ana Carolina Lourenço deu seu testemunho do quanto é gratificante doar sangue. “É algo que não irá me fazer falta, sempre que posso estou doando e os bancos de sangue estão precisando. As pessoas não precisam ter medo de doar por se tratar de algo simples e rápido. Se cada um fizer sua parte podemos salvar muitas vidas”, enfatizou.

Condições para doação

Alguns pré-requisitos são importantes para quem deseja doar sangue. Dentre eles, pesar no mínimo 50 Kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento de identificação oficial com foto, não ter feito cirurgia e tatuagem recentemente, não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior, não ter fumado nas últimas horas, ter dormindo ao menos seis horas de sono na noite anterior.

Fonte: ALEGO
Compartilhe!