Na próxima terça-feira, 11, a Assembleia Legislativa dará a sua contribuição para aumentar os estoques de hemoderivados no Hemocentro de Goiás.  Nessa data, a Alego realizará uma campanha de doação de sangue em sua sede. A partir das 8 horas, uma unidade móvel do banco de sangue estacionará na entrada principal da Casa, localizada na Alameda dos Buritis, para receber as doações.

A campanha é aberta a qualquer pessoa da comunidade e a doação deverá ser feita mediante agendamento prévio. A medida é para evitar aglomerações, por causa da pandemia de covid-19. O agendamento está sendo feito pela seção de Serviços Sociais da Casa, pelo telefone 3221-3141. Serão agendadas 60 pessoas, que é a capacidade de atendimento da unidade móvel.

Assim como outros bancos de sangue do País, o Hemocentro de Goiás registrou uma grande queda no número de doadores desde o início da pandemia. O déficit chegou a 49% na Hemorrede do estado, no último mês de março. Os dados reforçam a importância da campanha, que é uma parceria entre a Alego, por meio da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente de Trabalho e o Hemocentro de Goiás.

Para fazer a doação são estabelecidos os seguintes critérios: é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto e ter entre 16 e 59 anos de idade, sendo que menores de 18 anos precisam apresentar uma autorização de pais ou responsáveis para que possam realizar a ação.

Quem teve covid-19 deve esperar 30 dias depois do fim dos sintomas para doar. Já as pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita da doença devem esperar os 14 dias da quarentena. Pessoas que tomaram a vacina da febre amarela também devem aguardar 30 dias para fazer uma doação. Por sua vez, quem tomou a vacina contra gripe precisa esperar apenas 48 horas.

No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a aplicação da Coronavac ou da Covaxin, e sete dias após a aplicação das demais. Outra orientação é que a pessoa evite doar sangue estando em jejum. O ideal é que se faça uma alimentação leve antes de se dirigir ao posto de doação.

Fonte: ALEGO

Compartilhe!