O programa estadual de incentivo à realização de teste rápido de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites poderá ser instituído no Ceará. O deputado Guilherme Landim (PDT) apresentou proposta que está em tramitação na Assembleia Legislativa.

O projeto de lei 349/20, lido no expediente de 17 de dezembro de 2020, deverá entrar na pauta de votação da próxima legislatura.

 

O objetivo da matéria, segundo Guilherme Landim, é atender a todos os pacientes usuários do sistema público de saúde do Estado, mediante a inclusão no rol de exames de rotina.

 

Ainda de acordo com o deputado, a matéria pretende estimular a realização de testes rápidos pelo Governo para o diagnóstico de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites em todos os usuários do sistema público de saúde do Estado, por meio da inclusão da solicitação dos mencionados testes nos exames de rotina. “Os testes rápidos são práticos e executados de forma simples, a partir da coleta de sangue ou fluído oral, com resultado em, no máximo, 30 (trinta) minutos” informa o parlamentar.

 

Para Guilherme Landim, é crucial o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao estímulo da realização de testes para diagnóstico precoce dessas enfermidades, de modo a possibilitar o início imediato do tratamento de saúde adequado, propiciando o bem-estar dos pacientes.

FONTE: ALECE