alece-13-04A exposição “Celebrando Fortaleza 292 Anos”, com acervo de 60 fotografias históricas da cidade, foi inaugurada no dia 12 de abril, no hall do Palácio Adauto Bezerra. Organizada pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), a mostra, aberta ao público, fica na Casa até o dia 20 de abril, e os  visitantes poderão conferir, por exemplo, fotos de locais, como a Praça da Estação, o Passeio Público, Parque das Crianças, avenida Beira-Mar e o Theatro José de Alencar.

De acordo com  o presidente do Malce, Osmar Diógenes, por meio das fotos é possível conhecer o primeiro prédio da Assembleia Legislativa, construído em 1829. “É importante contemplar a parte histórica de Fortaleza”, afirmou.

O deputado Heitor Férrer (SD)  elogiou a exposição e ressaltou a importância de preservar os prédios históricos da Cidade. “Aqui estamos vendo antigas fotografias. Muitos desses lugares não existem mais. Devemos preservar a parte histórico de Fortaleza”, afirmou.

Já o ex-governador, Lúcio Alcântara observou que as imagens retratam Fortaleza no XIX. “As fotografias são também lições e história da nossa Cidade”, enfatizou.

De acordo com a curadora da exposição, Marinez Alves, geógrafa e integrante da equipe do Malce, o evento faz parte das comemorações do aniversário de Fortaleza, celebrado no próximo dia 13 de abril. “Fizemos um convênio com o Arquivo Nirez, pertencente ao memorialista Miguel Ângelo de Azevedo”, informou.

Marinez Alves esclareceu ainda  que monitores e estagiários, divididos em dois turnos, estarão disponíveis para orientar os visitantes. “A equipe é formada por estudantes de Turismo e de História, capacitados para oferecer informações sobre as fotografias”, disse a curadora.

Fonte: ALECE
Compartilhe!