Durante a sessão plenária desta quinta-feira (15/07), que encerra as atividades do primeiro semestre de 2021, os parlamentares avaliaram as realizações da Casa e destacaram os primeiros meses da gestão do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT).
Para o líder do governo na AL, deputado Júlio César Filho (Cidadania), o discernimento, a imparcialidade e a abertura ao diálogo deram o tom desses primeiros meses da gestão da presidência da Assembleia Legislativa. Ele lembrou a atuação de Evandro Leitão antes do Parlamento, destacando sua experiência como executivo e gestor de time de futebol, e ressaltou que as experiências anteriores agregam muito para a função exercida hoje. “Sua humildade conquistou não só os deputados, mas também todos os cearenses”, afirmou Júlio César Filho.
O deputado Ferreira Aragão (PDT) também lembrou a carreira anterior do presidente e sua maneira de tratar os demais colegas. O parlamentar parabenizou pela continuidade do projeto Mundo Azul, desenvolvido na AL, que atende crianças com autismo.

Já o deputado Salmito (PDT) frisou que é desafiador liderar uma casa essencialmente plural, mas o presidente consegue gerir com acolhimento, diálogo e respeito. A deputada Dra. Silvana (PL) elogiou o carinho e o respeito do presidente da Casa e de seus assessores e reconheceu a capacidade de ouvir aqueles que estão na oposição. A capacidade de diálogo e o respeito aos parlamentares foram destacados também pelos deputados Leonardo Pinheiro (Progressistas), George Lima (PV), Fernanda Pessoa (PSDB), Davi de Raimundão (MDB), Aderlânia Noronha (SD) e Diego Barreto (PTB).

A liderança aberta ao diálogo também foi destacada pelo deputado Elmano Freitas (PT), ao lembrar que Evandro Leitão já demonstrava isso antes de ser presidente da AL. Fato também elogiado pelo deputado Tony Brito (Pros), que ressaltou ainda o equilíbrio e o esforço de dialogar com os outros poderes, órgãos, instituições e categorias profissionais, característica também destacada pelo deputado Bruno Pedrosa (Progressistas).

A gestão frente à pandemia da Covid-19 foi lembrada pelo deputado Antônio Granja (PDT). Guilherme Landim (PDT) ressaltou que o presidente da Casa ouviu as demandas parlamentares, levando-as ao Comitê de Combate à Covid-19, e afirmou que o presidente Evandro Leitão é um “guerreiro”.

O deputado Soldado Noelio (Pros) parabenizou o presidente Evandro pela condução da AL e pediu que o parlamentar seja um interlocutor entre os servidores da segurança pública e o Governo do Estado em busca de combater juntos a violência no Estado.

Segundo o deputado Renato Roseno (Psol), em um momento tão desafiador para o País, é fundamental a conduta de defesa da democracia do presidente da Assembleia Legislativa. Ele lembrou alguns dos desafios do Ceará que também requerem muito compromisso da Casa, como a situação de miséria de cerca de um milhão de famílias, a desigualdade, o combate aos diversos tipos de violência, além da necessidade de lutar pelos direitos humanos e meio ambiente.

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) destacou a capacidade de encarar os desafios do presidente da AL. “Suas iniciativas dignificam a AL, tornando-a efetivamente o que ela se propõe a ser, a Casa do Povo”, frisou. O deputado Osmar Baquit (PDT) parabenizou pela condução da Presidência da AL, elogiou toda a família e a equipe de assessores e defendeu que Evandro Leitão “tem capacidade para voos mais altos”. E o deputado Lucílvio Girão (Progressistas) salientou que também acredita que o presidente da AL “pode galgar um cargo maior”.

A atuação da primeira-dama da AL, Cristiane Leitão, foi lembrada pelo deputado Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas), que elogiou sua seriedade e simplicidade e pediu a Evandro Leitão apoio em projetos de enfrentamento da questão do alcoolismo no Ceará.

Os deputados Agenor Neto (MDB) e Sérgio Aguiar (PDT) salientaram que Evandro Leitão age como um líder, com grande capacidade e sem vaidade. Segundo Fernando Hugo (Progressistas), “Evandro é um líder diferenciadamente diplomático, característica essa que marca sua liderança, abrindo espaço e diálogo com as mais diferentes ideias”.

O deputado Moisés Braz (PT) elogiou a maneira como o presidente tem dialogado com toda sociedade civil, os poderes constituídos e, sobretudo, a população mais vulnerável. Enquanto o deputado Fernando Santana (PT) destacou a condução dos trabalhos na Casa em um momento difícil como o da pandemia, classificando Evandro como um líder simples, humilde e com grande capacidade de ouvir.T

Também se pronunciaram os deputados Nizo Costa (PSB), Oriel Nunes (PDT), Jeová Mota (PDT), Queiroz Fillho (PDT), Edilardo Eufrásio (MDB), Gelson Ferraz (MDB).

Fonte: ALECE

Compartilhe!