alece-21-01Os novos deputados estaduais cearenses eleitos para a legislatura 2019-2022 participam nesta terça-feira (23) de curso sobre o funcionamento do Parlamento cearense. Promovido pela diretoria-geral da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o curso, que contempla ainda os assessores parlamentares, ocorrerá de 8h as 13h, durante o dia de hoje e amanhã (24).

Os deputados foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT) e pelo primeiro-secretário, Audic Mota (PSB). Na ocaisião, os parlamentares receberam versões atualizadas da Coletânea de Normas do Poder Legislativo, composta pelo Guia Parlamentar, Manual do Gabinete e coletânea impressa e em CD contendo os atos normativos, deliberativos e resoluções.

Durante dois dias de preparação, os novos parlamentares conhecem o funcionamento de cada departamento da Casa, por meio dos respectivos diretores, que acompanham o evento e fornecem detalhes sobre o funcionamento de seus respectivos setores. Os parlamentares também se inteiram de pontos estratégicos sobre o Regimento Interno da Alece.

A diretora do DRH, Maria Elenice Ferreira Lima, destaca que os novos parlamentares passarão a conhecer o funcionamento da Casa para que possam cumprir seu mandato “A iniciativa busca instruir os parlamentares que assumem primeiro mandato sobre normas legislativas e administrativas preparando-os para o desempenho de suas funções pelos próximos quatro anos”, afirma a gestora.

Elenice ressalta que o curso é voltado principalmente para os novos deputados, mas está aberto a todos os parlamentares e assessores. “Se os assuntos se estenderem e surgirem dúvidas, o curso poderá ser continuado na semana seguinte”, esclareceu.

Renovação
A Assembleia Legislativa vai passar por uma renovação de 36,95% neste ano. A partir da próxima legislatura (2019-2022), 17 novos deputados ingressarão no Parlamento: André Fernandes (PSL), Queiroz Filho (PDT), Fernando Santana (PT), Salmito (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Érika Amorim (PSD), Guilherme Landim (PDT), Marcos Sobreira (PDT), Vitor Valim (Pros), Patrícia Aguiar (PSD), Nezinho Farias (PDT), Nelinho (PSDB), Acrísio Sena (PT), Apóstolo Luiz Henrique (Patriotas), Nizo (Patriotas), Delegado Cavalcante (PSL) e Soldado Noelio (Pros). Dois parlamentares já ocuparam cadeira na AL em legislaturas anteriores: Delegado Cavalcante e Nizo Costa, como suplente.

Os deputados diplomados serão empossados no dia 1º de fevereiro, conforme prevê a Constituição do Ceará.

Fonte: ALECE
Compartilhe!