Search
Close this search box.
Foto: Arquivo Alece

A Assembleia Legislativa comemora, nesta sexta-feira (31/03), às 9h, em sessão solene no Plenário 13 de Maio, os 139 anos da Abolição da Escravatura no Ceará. A solenidade atende a solicitação da deputada Larissa Gaspar.

A parlamentar lembra que a Abolição da Escravatura no Ceará ocorreu em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, tornando o Estado, oficialmente, a primeira província a decretar o fim da escravidão no Brasil.

“Após 139 anos do fim da escravidão, esse tema ainda gera polêmica. Pesquisas acadêmicas no âmbito da história, antropologia e sociologia propõem um olhar mais crítico sobre a abolição, em especial, na perspectiva de resguardar o protagonismo dos africanos escravizados na luta pela libertação”, assinalou.

A deputada explicou ainda que a Data Magna no Ceará foi instituída como feriado estadual em 6 de novembro de 2011, pelo ex-deputado Lula Moraes. “É um fato histórico relevante, e a Data Magna contribui para esse momento histórico, buscando compreender a atual configuração social do País. Devido à abolição pioneira, o Ceará ficou conhecido como Terra da Luz”, afirmou.

Fonte: ALECE

Compartilhe!