A Assembleia Legislativa aprovou a criação da Semana Estadual da Consciência Indígena. A matéria, de autoria do deputado Jory Oeiras (DC), representa um resgate sobre a importância da cultura indígena para a sociedade e a garantia dos direitos a terra, à saúde, à educação e aos demais benefícios que influenciam diretamente na qualidade de vida e na preservação de valores.

Pelo texto, caberá ao governo criar os mecanismos necessários para promover eventos relacionados à informação acerca da diversidade da cultura indígena, como forma de conscientizar a população sobre os elementos das diversas culturas existentes no Amapá e o contexto político social em que os povos se encontram atualmente.

“A cultura amapaense é marcada pela diversidade de costumes, músicas e gastronomia e reflete traços singulares devido à presença de grupos indígenas, apresentando forte relação com sua cultura e suas raízes históricas”, exemplificou o autor da matéria, deputado Jory Oeiras. “Os povos indígenas são parte da identidade da nossa região para muito além da questão histórica”, complementou.

Segundo o legislador, trabalhar essa identidade reconhecendo a presença e valorizando a contribuirão que deram e dão para a sociedade “é acolher e valorizar sua identidade”. “O Poder Público deve criar os mecanismos para o amplo debate sobre a participação dos povos indígenas na sociedade e a importância da sua presença inclusiva e pacífica no contexto da modernidade expressada na globalização e da proteção dos povos, além do reconhecimento da sua cultura, seu modo de vida, de produção, de reprodução da sua vida social e da sua maneira de ver o mundo”, disse o deputado.

A Semana Estadual de Consciência Indígena deve ser realizada no período de 13 a 19 de abril, e deve ser incluída no calendário oficial de eventos do estado.

Fonte: ALEAP

Compartilhe!