Através do Requerimento nº 0186/21, a deputada estadual Marilia Góes (PDT) solicitou ao Governo do Amapá, que amplie o Programa Minha Primeira Empresa, lançando mais editais ainda neste ano de 2021. Na matéria, a parlamentar sugere que os novos editais sejam direcionados às mulheres, aos jovens, e aos amapaenses que desejam empreender nos segmentos do Comércio, Indústria e Serviços.
De acordo com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) – que conduz o programa junto de outras instituições – nos três primeiros editais lançados em dezembro do ano passado, foram 2.156 pessoas inscritas, sendo a maioria mulheres e jovens. Marilia Góes considera esse cenário uma demonstração do interesse e potencial destes públicos, especialmente.
“Eu acredito no empreendedorismo como o caminho mais viável para ajudar a nossa sociedade a se reerguer em tempos de pandemia e pós-pandemia. Ainda mais usando o ambiente virtual para vendas, e o serviço delivery, meios que se mostram cada vez mais aliados dos empreendedores nesse contexto. Portanto, ampliar o Minha Primeira Empresa é gerar mais oportunidades para o nosso povo, e desenvolvimento para o nosso estado”, enfatizou Marilia Góes.
Programa Minha Primeira Empresa e seus primeiros editais
O programa foi instituído pela Lei nº 2447/19 de autoria do Executivo, resultado do Requerimento nº 0770/18 da deputada Marilia Góes.
Através dos editais iniciais – cujas etapas ainda estão em andamento -, até junho deste ano serão selecionadas 60 propostas entre jovens, pessoas beneficiárias de programas sociais, e pretensos empreendedores do Comércio, Indústria e Serviços. O programa contempla a criação e formalização de novas empresas, capacitação empresarial, acesso ao crédito e acompanhamento técnico por até dois anos aos vencedores. A execução é do GEA, através da Agência Amapá e da Agência de Fomento do Amapá (Afap), em parceria com o Sebrae/AP.
“Parabenizo as instituições e equipes técnicas que até aqui conduzem o programa com muita responsabilidade, em tempos tão desafiadores. É uma alegria enorme ter contribuído para que o Minha Primeira Empresa se tornasse realidade, e agora o objetivo é trabalhar para ampliá-lo, sempre dialogando com o Executivo e acompanhando cada etapa. Vamos em frente!”, externou a deputada Marilia Góes.
Fonte: ALEAP