A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) já está com todos os preparativos finalizados para iluminar as dependências externas do prédio principal, com a cor rosa, a partir de sábado (1°). Essa iniciativa faz parte da campanha ‘Outubro Rosa’, em parceria com diversos órgãos de saúde do Estado e tem como objetivo mobilizar e conscientizar as mulheres da importância da detecção precoce do câncer de mama.

Este é o sétimo ano consecutivo em que a Aleam adere à campanha “Outubro Rosa”, recebendo apoio de toda a Mesa Diretora e dos setores administrativos da Casa.

Além da iluminação já tradicional – também em vários outros prédios públicos – a Diretoria de Saúde da Aleam vai realizar atividades relativas ao tema, durante todo o mês de outubro. Campanhas educativas voltadas à prevenção da doença serão levadas às servidoras, distribuição do “Laço Rosa”, símbolo da campanha, palestras, etc. Nos dias 16 a 23 de outubro, haverá ciclos de palestras ministradas por técnicos da Susam que irão abordar diversas áreas da saúde da mulher.

Para as servidoras que desejarem realizar exames ginecológicos uma equipe do laboratório Biocenter estará à disposição nas dependências do Poder, para efetivar a coleta. Os custos serão por conta do servidor.

Conscientização

“Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização realizada por diversos órgãos e entidades durante o mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente em todo o mundo.

Fonte: ALEAM

Compartilhe!