aleam-16-10Como parte da programação do Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, por meio da Diretoria de Saúde, realizou na manhã da segunda-feira (15) palestra sobre a saúde da mulher. O foco principal foi o câncer de mama, que se tornou um problema de saúde pública pelo fato de ser o segundo que mais mata no mundo.

Na palestra, a médica ginecologista e obstetra, Sandra Rios, do quadro de profissionais da Clínica Uroclin, ressaltou a importância da prevenção. Para mulheres com menos de 40 anos, recomendou a importância do auto-exame mensal, pelo fato dessa prática detectar tumores a partir de 2cm. Às mulheres acima de 40 anos, a especialistas disse que é preciso realizar a mamografia e a ultrassonografia nas mamas anualmente. “Nesse caso, o diagnóstico de acertos é de 97%”, frisou.

A ginecologista fez um alerta também sobre o câncer de colón uterino, destacando a importância de realizar ultrassonografias para verificação dos ovários. “A mulher precisa se cuidar como um todo, daí a importância da campanha do Outubro Rosa”, alertou, ressaltando que qualquer anormalidade detectada na mama e útero correr para um especialista porque a prevenção aumenta as chances de cura.

O diretor de Saúde da Aleam, Arnoldo Andrade, disse que o Outubro Rosa foi criado para chamar a atenção do câncer de mama e de útero que tem subtraído milhares de mulheres da sociedade, causando tristeza as suas respectivas famílias. Por conta disso, o médico disse que a Diretoria de Saúde da Aleam realiza pelo 9º ano consecutivo a campanha como forma de chamar a atenção da servidoras da Casa Legislativa.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde (MS), apontam que apenas no ano de 2018 serão diagnosticados em todo o Brasil, 59 mil casos de câncer de mama. O Outubro Rosa foi criado na década de 90 visando estimular a participação da população no controle de câncer de mama. O movimento iniciou nos Estados Unidos.

Embelezamento

Paralelamente, as servidoras da Aleam foram contempladas com Sessão de Maquiagem, gratuita, pelas consultoras de beleza da Mary Kay. Além disso, as participantes da programação ganharam brindes. No mês de novembro será a vez dos homens da Casa legislativa participarem do Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata.

Fonte: ALEAM
Compartilhe!