O presidente da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM) participou na manhã desta quinta-feira (12), do I Simpósio “Prevenção é Solução” no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALRR), em Boa Vista.

“O nosso principal objetivo a frente da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Unale é cuidar das pessoas, por meio de políticas publicas com o trabalho na educação e no esporte, queremos unir forças minimizar esses problemas que assolam nossa sociedade e a solução nasce aqui, na casa do povo”, disse o deputado João Luiz que agradeceu o convite feito pela deputada Catarina de Lima Guerra da Silva (SD) para participar do presente simpósio.

Durante a programação o evento contou com a participação de autoridades e especialistas no assunto que palestraram com o intuito de discutir os casos de depressão, suicídio e combate ao uso de drogas, como forma de evitar o avanço destes problemas sociais.

A vice-presidente da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Unale, a deputada Catarina Guerra agradeceu ao Dep. João Luiz por fazer parte da iniciativa afirmando que é muita responsabilidade, mas também um reconhecimento de um trabalho necessário que esta sendo bem desenvolvido.

“O simpósio de hoje foi pensado em um único objetivo, ajudar pessoas. Por isso reunimos aqui para debater e trazer informações importantes para salvarmos vidas. A união faz a diferença e a participação da Unale com a Casa Legislativa de Roraima fortalece um todo que abraça a mesma causa”, agradeceu a deputada Catarina Guerra.

Para Lucas Ramos de 27 anos, é importante que iniciativas públicas como o simpósio aconteçam com mais frequência, ele acredita que movimentos com essa temática ajudam a dar suporte às pessoas vítimas da depressão e drogas. “Eu superei a depressão, cheguei ao ponto de praticar a automutilação. Mas hoje minha história de superação tem ajudado outras pessoas que sofrem e acham que não tem solução” relatou Lucas.

Dentre os palestrantes está a vice-presidente da secretaria de Assuntos Sociais, deputada estadual Catarina Guerra (RR), presidente da secretaria deputado João Luiz (AM), deputado estadual Evangelista Siqueira (RR), professoras Maria Bernadete Barbosa Lima, Jhenne Yasmin Vieira Morais, Marcelle Grécia Wottrich (psicóloga) e Nicolly Pinto Salustiano Barros, do Projeto Acolhimento e o psicólogo Wagner Costa.

Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas

A Pasta, criada em 2022, tem como função desenvolver práticas e políticas públicas voltadas para a promoção de saúde mental e prevenção do suicídio. Bem como promover a articulação para o combate e prevenção a automutilação, a depressão e ao suicídio, envolvendo entidades de saúde, educação, comunicação, por meio de campanhas educativas.

Além do intuito de reduzir as estatísticas de casos de depressão, suicídio e combate ao uso de drogas, a secretaria elaborou um calendário de ações e reuniões mensais, onde serão difundidas políticas públicas para evitar o avanço desses problemas sociais.

Fonte: ALEAM

Compartilhe!