20_feira-gastronomica-na-aleam-rs-574x381

Na próxima sexta-feira (26 de maio) a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai comemorar os 133 anos da Abolição da Escravidão no Estado do Amazonas, com uma feira gastronômica, cultural e artística, a partir das 11h30, na sede da Escola do Legislativo Senador José Lindoso. A programação é uma iniciativa da Escola do Legislativo, por meio da Coordenadoria de Cultura.

“Essa programação especial chama atenção para o dia 24 de maio de 1884, dia em que Theodoro Souto, em um gesto de garantia aos direitos humanos, libertou os escravos de Manaus, o que foi um ponto de partida para a abolição da escravatura no Estado, decretada em 10 de julho do mesmo ano – quatro anos antes de a Princesa Isabel assinar a Lei Áurea, em 13 de maio de 1889. É um momento de comemoração e reflexão”, disse a diretora da Escola, Jaqueline Ferretti Monteiro.

Durante a realização da feira, que conta com uma vasta programação, será construído um espaço de divulgação dos Movimentos Sociais que atuam em defesa da população negra no Amazonas, bem como a apresentação dos avanços conquistados pelo Estado no que diz respeito à população. “Por meio de atividades educativas e culturais, queremos disseminar informações sobre a identidade negra no Amazonas e a luta contra o preconceito”, comentou Jaqueline.

A feira gastronômica contará com culinária temática, com comidas como o acarajé, vatapá e paçoca, por Renata Yansã. A parte cultural ficará com a apresentação de capoeira e instrumentos musicais típicos, como o Tambor de Crioulo e a apresentação Artes Sem Fronteira, por Kaká Bonates, além da venda de artesanato, por Flor de Navè.

Fonte: ALEAM
Compartilhe!