19_academia-da-aleam-rs_medida-certa-638x381Iniciado em meados de abril passado, durante a Semana de Combate à Hipertensão Arterial, o Programa “Medida Certa na Aleam”, já está com seu cronograma de atividades pronto e divulgado. A coordenadoria do “Medida  Certa” fez o planejamento para as atividades que serão desenvolvidas ao longo de seis meses – de 1º de junho a 1º de dezembro, para atender cerca de 100 servidores, efetivos e comissionados, da ativa e aposentados, com atendimento médico multidisciplinar visando a reeducação alimentar e comportamental. A ideia é fazer o controle do peso dos participantes e prepará-los para uma vida mais harmoniosa e para o envelhecimento saudável.

A programação definiu que as atividades físicas vão acontecer em todos os dias da semana. Nas segundas-feiras acontecem as aulas de dança (zumba). Nas terças-feiras e quintas-feiras será a vez da hidroginástica e também das caminhadas. Na quarta-feira é dia de treinamento funcional. E, de segunda a sexta-feira, na academia e na fisioterapia, musculação e a aeróbica.

De acordo com o planejamento elaborado pelos profissionais de saúde que vão atender os servidores, na última semana de cada mês os participantes terão consultas com profissionais da equipe multidisciplinar, que farão o acompanhamento sistemático de cada um.

A enfermeira Suzan Jones Ribeiro, coordenadora de Promoção à Saúde do Programa Medida Certa, explica que todas as atividades serão desenvolvidas respeitando o limite e o condicionamento de cada participante. Ela lembrou que o educador registrará a evolução de cada participante durante a semana.

Além das consultas médicas e com nutricionistas, previamente agendadas, os integrantes do “Medida Certa Aleam” também serão submetidos, a cada mês, a exames para a aferição da pressão arterial e glicemia. Mensalmente, ainda, será elaborado relatório da Equipe Multidisciplinar.

O programa “Medida Certa na Aleam” tem a Coordenação Geral do diretor de Saúde da Casa, médico Arnoldo Rodrigues Andrade, com a Coordenação da Equipe Multidisciplinar a cargo da médica Cristina Ballut, e a Coordenação de Promoção à Saúde, com a enfermeira Suzan Jones Ribeiro.

A equipe conta ainda com Apoio Logístico de Eliana Caetano; Mobilização e Organização do Trabalho da assistente Socorro Marreiros Oliveira; Acompanhamento da Saúde com a médica Carmem Nasser; Controle e Orientação Nutricional, com as nutricionistas Rita Viana e Tainá Trigueiro; Organização e Agendamento com Shirléia Carvalho; Acompanhamento Comportamental a cargo de Manoel Diz; Organização de Atividades Físicas com José Laan; Consulta e Avaliação Bucal com Paulo César Alves; Mobilização e Acompanhamento do Aposentado com Maísa Alfaia dos Santos; e Apoio (Junta Médica) com a médica Astréa Valente.

Fonte: ALEAM
Compartilhe!