A deputada estadual Joana Darc (PL) protocolou nesta terça-feira (19) um indicativo ao Governo do Estado e à Prefeitura de Manaus para que seja realizada a distribuição de máscaras gratuitas nos terminais de transporte público, como forma de evitar a proliferação do novo Coronavírus na capital. “A recomendação do uso de máscaras já é uma realidade em nosso estado e precisamos garantir o acesso para quem precisa”, frisou a parlamentar.

No requerimento, Joana Darc justifica que em função da disseminação da Covid-19 no Estado do Amazonas e do risco iminente de crescimento do número de pessoas infectadas no próximo mês, a distribuição gratuita de máscaras pode ser um fator a mais de segurança para os usuários do transporte público.

“Vale ressaltar também que a  Organização Mundial de Saúde (OMS), através do guia técnico de Recomendação sobre o uso de máscaras no contexto da Covid-19, recomendou o uso de máscaras à população em geral, como medida destinada a diminuir o risco de contaminação. Muitos amazonenses dependem do transporte público para se locomover diariamente aos seus trabalhos, apesar das medidas de isolamento social, o que expõe essas pessoas ao risco do contágio”, explicou.

Joana também lembrou das dificuldades globais para aquisição de máscaras, seja pela indisponibilidade do material no mercado, ou por falta de condições financeiras das famílias que estão em situação de vulnerabilidade. “Este é um momento crítico, de desemprego ou redução de renda. Muitas pessoas não têm condições de comprar máscaras. Com esse indicativo, esperamos ajudar àqueles que necessitam das máscaras para se locomoverem no transporte público em segurança”.

FONTE: ALEAM