Aproveitando o recesso do plenário da Casa, os servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) já estão trabalhando o cronograma de atividades do Programa Parlamento Jovem Estadual para 2014. Entre os municípios de Anamã, Anori, Autazes, Barcelos, Beruri, Carauari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Itapiranga, Lábrea, Manicoré, Nhamundá, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira e Urucará, serão escolhidos 12 para receber as atividades do Programa.

O programa consiste em uma parceria com a Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) para conscientização política através de palestras de uma equipe de servidores da Assembleia que vão às escolas do interior e organizam junto aos alunos uma simulação da atividade parlamentar dos deputados com os alunos para que eles sintam na prática, durante uma semana, as responsabilidades de um deputado estadual.

A gerente de educação cidadã, Cassandra Serejo, destaca a mobilização que acontece no interior por conta do Parlamento Jovem Estadual. “No interior, quando a nossa equipe chega, a escola inteira já está mobilizada. Então nós fazemos a simulação como é feita aqui na capital, com palestras, eleição, votação e avaliação”, afirmou, acrescentando que a gerência pretende começar os trabalhos no interior já no mês de fevereiro.

A diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti, afirmou que a intenção da Assembleia é preparar os alunos para agirem como verdadeiros deputados. Ao longo de quatro anos de atividades, o programa teve a participação de 195 mil alunos, tendo mobilizado, somente em 2013 um total de 24 instituições e 19.018 participantes.

Fonte: Agência ALEAM

Compartilhe!