ALEAM inicia digitalização de documentos para divulgação online

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) iniciou o processo de digitalização de todo seu acervo documental atual e histórico. Arquivos públicos da década de 1940 até hoje passarão a compor uma plataforma virtual a ser abastecida no site www.aleam.gov.br. O trabalho faz parte dos preparativos da Casa para receber as certificações ISO 9000, 14000 e 18000.

Com o acervo digital e online, a expectativa do presidente da ALEAM, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), é obter mais agilidade, economia e transparência para o Legislativo. “Ganhamos em eficiência. A Assembleia espera estar ‘100% digital’ até o fim do ano, com todos os seus arquivos digitalizados à disposição da população”, garantiu.

O serviço contratado permite a digitalização de 5 milhões de documentos. Na primeira fase, a digitalização prioriza todos os Projetos de Lei que já tramitaram na ALEAM. O mais antigo é de 1942. O scanner em uso tem capacidade de digitalizar 500 páginas por minuto. A meta é publicar os documentos para consulta no prazo de 24h após a digitalização.

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